Águia de Ouro celebra centenário de Dorival Caymmi em desfile completo
Quinta escola a desfilar no segundo dia do Carnaval Paulista, a Águia de Ouro homenageou o centenário do cantor Dorival Caymmi, nascido em abril de 1914, no enredo “A velha Bahia Apresenta o Centenário do Poeta Cancioneiro Dorival Caymmi”. Diferentemente do ano passado, quando foi punida por atraso de mais de um minuto para encerrar o desfile, a agremiação realizou passagem tranquila pelo Anhembi neste domingo (02).
A ligação do cantor pelo mar foi muito explorado pela escola. Em uma das alegorias, há uma escultura de Iemanjá. Referências à famosa praia de Itapuã apareceram em diversos momentos. A infância de Caymmi na fazendo de seu pai também foi revivida.
Outra forte característica da vida do cantor também foi trazida para a avenida: a religiosidade. Igreja do Bonfim e um terreiro de Candomblé simbolizaram grandes marcos da Bahia na vida de Caymmi. A saída de terras baianas com destino ao Rio de Janeiro foi ilustrada com alegorias que remetem aos Arcos da Lapa e Copacabana.
No final do desfile, a escola paulista fez referência à Estação Primeira de Mangueira, que também homenageou o cantor baiano em 1986 e ficou com o título do Carnaval carioca.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.