Águia de Ouro celebra centenário de Dorival Caymmi em desfile completo

  • Por Jovem Pan
  • 02/03/2014 03h50
SÃO PAULO,SP,02.03.2014:CARNAVAL 2014/ÁGUIA DE OURO - Carnaval SP 2014. A rainha da bateria Cintia Santos durante desfile da Escola de Samba Águia de Ouro pelo Grupo Especial, no Sambódromo do Anhembi em São Paulo (SP), na madrugada deste domingo (02). (Foto: Marcos Bezerra/Futura Press/Folhapress)Águia de Ouro encanta com enredo sobre Dorival Caymmi

Quinta escola a desfilar no segundo dia do Carnaval Paulista, a Águia de Ouro homenageou o centenário do cantor Dorival Caymmi, nascido em abril de 1914, no enredo “A velha Bahia Apresenta o Centenário do Poeta Cancioneiro Dorival Caymmi”. Diferentemente do ano passado, quando foi punida por atraso de mais de um minuto para encerrar o desfile, a agremiação realizou passagem tranquila pelo Anhembi neste domingo (02).

A ligação do cantor pelo mar foi muito explorado pela escola. Em uma das alegorias, há uma escultura de Iemanjá. Referências à famosa praia de Itapuã apareceram em diversos momentos. A infância de Caymmi na fazendo de seu pai também foi revivida.

Outra forte característica da vida do cantor também foi trazida para a avenida: a religiosidade. Igreja do Bonfim e um terreiro de Candomblé simbolizaram grandes marcos da Bahia na vida de Caymmi. A saída de terras baianas com destino ao Rio de Janeiro foi ilustrada com alegorias que remetem aos Arcos da Lapa e Copacabana.

No final do desfile, a escola paulista fez referência à Estação Primeira de Mangueira, que também homenageou o cantor baiano em 1986 e ficou com o título do Carnaval carioca.