Aos 105 anos, cineasta Manuel de Oliveira começa a rodar novo filme
Lisboa, 8 abr (EFE).- O cineasta português Manoel de Oliveira, de 105 anos e que é considerado o mais velho do mundo, iniciará amanhã as filmagens de um novo curta-metragem na cidade do Porto, sua terra natal.
O filme, intitulado “O Velho do Restelo” e que é inspirado no personagem homônimo criado por Luís Camões na obra “Os Lusíadas”, marca o retorno de Oliveira às atividades, já que o mesmo enfrentou alguns problemas de saúde recentemente.
Em seu novo desafio, Oliveira volta a refletir a história de Portugal através dos textos de Camões e Miguel de Cervantes, embora o roteiro tenha sido inspirado no livro “O Penitente”, do poeta português Teixeira de Pascoaes (1877-1952).
A produtora O Som e a Fúria confirmou hoje à Agência Efe que o filme será rodado entre os dias 9 e 13 de abril.
Manoel de Oliveira, considerado o cineasta português de maior renome internacional, é autor de cerca de 60 filmes, entre curtas, longas e documentários, todos caracterizados por sua perspectiva cultural e histórica, em uma busca pela harmonia entre palavra e imagem.
“Francisca” (1981), “Não, ou a vã glória de mandar” (1990), “A Divina Comédia” (1991), e “Um Filme Falado” (2003) são alguns exemplos da universalidade de sua obra, que também inclui “O Sapato de Cetim”, Leão de Ouro em Veneza em 1985, e “A Carta”, Prêmio do júri de Cannes em 1999. Oliveira iniciou sua carreira cinematográfica no cinema mudo, na década de 30. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.