Após quatro anos, Pontos de Cultura apresentarão demandas ao Minc

  • Por Agencia Brasil
  • 15/05/2014 19h53
  • BlueSky

 A partir da próxima segunda-feira (19) representantes dos Pontos de Cultura de todo o País e das redes que integram o Programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura, se reúnem em Natal (RN) na Teia Nacional da Diversidade 2014. O evento, que tem programação prevista até o dia 24, ocorre após quatro anos sem a realização de uma reunião nacional, já que o último encontro foi em 2010. Um dos resultados aguardados da Teia é a entrega das demandas da sociedade civil para a cultura nacional explicitadas em uma carta documento a ser entregue à ministra da Cultura, Marta Suplicy, gestores públicos e representantes do Legislativo.

Durante o evento, também será realizado o IV Fórum Nacional dos Pontos de Cultura. Nesse espaço, as delegações regionais elegerão a nova comissão nacional de pontos de cultura que definirá prioridades para os próximos dois anos. 

A quinta edição da Teia terá como tema a diversidade e, além da participação dos pontos e pontões de cultura, contará com a participação de grupos do “Encontro da Diversidade”, que agrega segmentos de políticas setoriais como grupos de cultura populares, indígenas, ciganos e idosos. Mostras artísticas, shows, apresentações, exposições, fóruns, seminários, oficinas e rodas de conversa estão previstos na programação.

Teia Digital

 A Teia Digital consiste em uma série de atividades que promovem formação e experimentação em cultura digital para os Pontos de Cultura por meio de oficinas colaborativas com a utilização de ferramentas livres. Entre as atividades programadas para a teia digital estão: rodada hacker, roda de conversa, oficinas de criptografia e produção multimídia.

Cobertura multimídia

A EBC estará com uma equipe para a cobertura do evento, com integrantes da TV Brasil, Rádios e Portal EBC. Todo o conteúdo de Web estará disponível em nossa editoria de Cultura.

Cobertura colaborativa

Trinta colaboradores foram selecionados para a cobetura colaborativa da Teia da Diversidade por meio da chamada pública divulgada em março pela Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SCDC/MinC) e pela Fundação de Apoio ao Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Funcern/IFRN). Das candidaturas recebidas, 105 foram habilitadas por cumprir todas as exigências do sistema de cadastramento.

A comissão de seleção levou em consideração a experiência profissional dos candidatos, sua vivência em outras coberturas colaborativas, a qualidade dos portfólios, disponibilidade de equipamentos e afinidade com a temática da Teia Nacional da Diversidade 2014. Os conteúdos colaborativos produzidos durante o evento também serão utilizados pelos veículos jornalísticos da EBC no site, eles estarão reunidos na editoria Colaborativo, com o respectivo selo.

Ouça o boletim de rádio sobre a Teia da Diversidade produzido pela equipe de conteúdo colaborativo

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.