Argentina restitui mais de 4 mil peças arqueológicas ao Equador e Peru
Buenos Aires, 22 ago (EFE).- A presidente argentina, Cristina Kirchner, anunciou neste sábado a restituição de mais de 4 mil peças arqueológicas ao Equador e Peru.
“É uma honra e um prazer estar restituindo esse patrimônio cultural a países como o Equador e Peru, em um mundo em que era normal arrebatar o patrimônio cultural desses povos”, disse Cristina no ato de reabertura de salas do Museu Nacional de Belas Artes de Buenos Aires (MNBA), o mais importante da Argentina.
Em rede nacional, a governante argentina denunciou que em alguns dos museus mais importantes do mundo é possivel ver “pedaços” da Grécia, do Egito e da Síria, entre outros, que não foram entregues a seus países de origem.
Por esse motivo, propôs cobrar uma “patente cultural” quando não forem devolvidos “os tesouros culturais”, do mesmo modo que os países ocidentais cobram patentes tecnológicas, medicinais ou de sementes.
Acompanhada da ministra de Cultura, Teresa Parodi, e de nomes da arte argentina, a presidente argentina elogiou as obras de remodelação do MNBA, que reabre hoje 18 salas, entre elas uma dedicada ao maior artista argentino do século XX, Sergio Berni. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.