Arqueólogos acham dois corpos abraçados de 3.800 a.C em caverna na Grécia
Atenas, 12 fev (EFE).- Um grupo de arqueólogos gregos encontrou dois corpos abraçados que datam do ano 3.800 a.C. no entorno da caverna de Alepotryda, no sul do Peloponeso, um achado que poderia estar entre os mais antigos do mundo.
De acordo com o Ministério de Cultura da Grécia, a análise de DNA mostrou que os restos pertencem a um homem e uma mulher jovens que foram encontrados junto a várias pontas de flechas.
A data dos corpos foi identificada com a técnica do carbono 14. O achados se destacam tanto pela antiguidade como pelo fato de estarem abraçados, uma posição pouco habitual em restos arqueológicos dessa época.
Na mesma região também foram descobertos os ossos de duas crianças que datariam entre os anos 4.200 e 3.800 a.C. Além disso, foram encontrados o corpos de uma criança dentro de um jarro e inclusive o de um feto.
A caverna de Alepotryda tem o tamanho equivalente a quatro campos de futebol e pode ter servido de lar para centenas de pessoas durante o período Neolítico, podendo constituir assim um das povoados pré-históricos mais velhos da Europa. No fim do Neolítico, um terremoto fechou sua entrada e soterrou muitos dos habitantes.
Em 1958, um grupo de espeleólogos encontraram a caverna e acharam parte dos restos, assim como ferramentas, objetos de cerâmica, cobre e prata da época neolítica. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.