“Avenida Brasil” bate recordes e é vendida a 125 países

  • Por Agencia EFE
  • 06/02/2014 12h22

Avenida Brasil bateu o recorde de comercialização internacional 

Reprodução / TV Globo Avenida Brasil

Rio de Janeiro, 6 fev (EFE).- A novela arrasa-quarteirão “Avenida Brasil”, da “Rede Globo”, bateu o recorde de comercialização internacional e seus direitos de emissão foram vendidos a emissoras de nada menos que 125 países, informou nesta quinta-feira a empresa.

A novela escrita por João Emanuel Carneiro, com a colaboração de Antonio Prata, Luciana Pessanha, Alessandro Marson, Márcia Prates e Thereza Falcão, foi dublada em 19 idiomas e é a mais bem-sucedida da história da TV brasileira, superando o recorde de “Da Cor do Pecado”, que foi exibido em 100 países, informou a assessoria do canal à Agência Efe.

Ao contrário da grande maioria das novelas brasileiras, “Avenida Brasil” enfocou sua trama em personagens de classe média e baixa, o que gerou enormes índices de audiência em 2012.

A média de audiência chegou a 69% do “share” e em seu último capítulo bateu a marca de 84%, com mais de 50 milhões de telespectadores, segundo dados do Ibope.

A “Globo” se surpreendeu por ter conseguido vender a série em países como a Colômbia e o México, tradicionais produtores e fortes exportadores de telenovelas e onde é raro que produções dubladas tenham um espaço em horário nobre.

A “RCN” da Colômbia transmite a produção desde janeiro passado com boa recepção dos telespectadores, o que gerou certa polêmica entre atores locais, e a “TV Azteca” mexicana estreará o folhetim em 17 de fevereiro em horário nobre, segundo a “Globo”.

Atualmente, “Avenida Brasil” está sendo transmitida, entre outros lugares, na Argentina (“Telefe”), nos Estados Unidos (“Telemundo”) e no Uruguai (“Teledoce”) e no próximo dia 20 também estreará na França (“France Ô”).

Na Argentina, onde estreou em 16 de dezembro, a produção chegou a alcançar 60% do “share” e alguns protagonistas ficaram tão famosos que ganharam reportagens em jornais como “Clarín” e “La Nación”.

A trama, onde a vilã Carminha, interpretada por Adriana Esteves, se destaca, também foi transmitida com sucesso notável na Venezuela (“Venevizion Adicional”), no Chile (“Canal 13”), Portugal (“SIC”) e Grécia (“Alpha TV”).

A novela foi um fenômeno no Chile, por isso o Canal 13 decidiu mudar o horário de transmissão do último capítulo, que normalmente passava à tarde e foi exibido de forma especial em horário nobre, à noite, em 31 de janeiro.

Em Portugal, país onde devido ao idioma é normal as novelas brasileiras emplacarem, no último capítulo “Avenida Brasil” teve audiência inédita de 1,5 milhão de telespectadores, segundo dados da empresa “GFK”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.