Barbie para além do universo rosa

  • Por Agencia EFE
  • 12/09/2014 16h04
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Inmaculada Tapia.

Madri, 12 set (EFE).- O universo rosa chiclete de Barbie ficou relegado às coleções mais infantis da boneca. Por outro lado, o mundo dos adultos reivindica para si suas origens como pin up, recriando nela personagens populares e transformando seu estilo conforme seus gostos.

De hoje a domingo acontece em Madri a II Convenção Anual de Barbie na Espanha, um evento com mais de 150 participantes de diversas nacionalidades, entre elas Rússia, Holanda, Bélgica, Reino Unido e Estados Unidos. Este ano, o tema é “La Dolce Vita”.

“Você começa colecionando e acaba criando”, diz Mónica Núñez, diretora do evento e representante do Clube Oficial da Barbie na Espanha, autorizado pela fabricante Mattel.

Ela conta que começou a colecionar Barbies quando tinha 15 anos e mostra com orgulho a boneca idealizada por ela. O invento faz parte da coleção Platinum Edition da Mattel e trata-se de um exemplar muito difícil de ser encontrado, afirma ela. Todo o estilo é criação sua e, além de um penteado elegante, a boneca incorporou um colar com design de cristais Swarovski.

“Minha casa é um museu de bonecas”, afirma Mónica, embora reconheça que tem apenas as que realmente quer, porque seleciona muito.

A diretora do evento garante que Barbie “não é um brinquedo”; é uma “atitude”, um passeio pelo mundo da moda, da história das coleções, da “arte”. Atualmente, uma das mais colecionadas é a “Barbie medusa”. No Brasil essa versão custa, aproximadamente, R$ 2.400.

Segundo ela, contudo, a grande expectativa é pela edição limitada da “Barbie Lagerfeld”, criada pelo polêmico estilista alemão para comemorar seus 55 anos a frente grife francesa Chanel.

“Ela voará das lojas em questão de minutos, quando sair à venda no próximo dia 29”, diz Mónica.

Ela explica que a boneca foi evoluindo com os tempos, e descreve sua anatomia inicial, quando tinha “mais peito, e era mais voluptuosa”.

Os participantes da convenção são em muitos casos “tuneadores” de Barbie: compram uma boneca, apagam a maquiagem original e a vestem com as roupas que mais gostam. Esse é o caso de AFD Group da Rússia, que cedeu a boneca “Barbie Sara Montiel”, vestida com uma reprodução exata de um vestido que a cantora espanhola usou no filme “A Última Canção”, para o leilão beneficente “Um brinquedo, uma esperança”.

Outro que gosta da brincadeira é Rubén Sánchez, um jovem desenhista de joias de Barbie. Há um ano, ele começou com a atividade, sempre com o objetivo de dar um toque de glamour a cada boneca.

“Invisto grande parte do meu tempo livre neste mundo, porque é o que mais me fascina”, conta ele, que muda a maquiagem das bonecas para dar a elas “mais realismo e vida”.

Sonia Martín é outra participante que espera com entusiasmo o início da convenção, as festas e as oficinas previstas. Com mais de 160 bonecas em casa, ela conta que seu orçamento lhe permite gastar até 200 euros para adquirir uma Barbie nova. Na Europa, as bonecas podem chegar a custar 25 mil euros.

Segundo a organizadora, Mónica Núñez, o objetivo do evento é mostrar as novidades e compartilhar experiências. Aos 55 anos, Barbie segue em plena forma. O corpão ela exibe na capa da revista “Sports Illustrated”, que fez uma edição comemorativa para seu aniversário. EFE

it/cdr

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