Beija-Flor supera polêmica e é a grande vencedora do Carnaval 2015 do RJ
A Beija-Flor foi coroada como a grande vencedora do carnaval 2015 do Rio de Janeiro. Em apuração emocionante, realizada nesta quarta-feira (18), disputada nota a nota com o Salgueiro, a tradicional escola levou o seu 13º título.
Apenas no penúltimo quesito, enredo, a escola de Nilópolis conseguiu abrir dois décimos de vantagem. O placar foi ampliado no último fator julgador, a evolução.
A campeã fez uma homenagem à Guiné Equatorial, país africano de 700 mil habitantes cujo presidente mantém uma ditadura de 35 anos e teria pago R$ 10 milhões à escola de Nilópolis. A honraria a um país governado por um ditador causou polêmica antes mesmo de passar pela avenida e foi alvo de críticas na internet.
Mesmo assim, fez um desfile competente. Na pista, entre carros alegóricos e fantasias, ficou ressaltado o poder africano, com contemplação da fauna e da flora da Guiné Equatorial. Com movimentos sincronizados, homens vestidos de galhos simularam a produção e a saída da seiva, a concentração dos insetos e a distribuição das florestas.
A rainha de bateria Raíssa Oliveira, estudante de jornalismo e dançarina de samba, foi destaque. No carro abre-alas, Cláudia Raia desfilou como a deusa soberana. Com a voz do intérprete Neguinho da Beija-Flor, que canta há 40 anos pela escola, as batidas do samba-enredo lembraram os batuques do país da África Equatorial.
Na parte de baixo da tabela, a Viradouro ficou na última colocação e deixa o grupo especial do Carnaval.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.