Carnaval de Olinda apresenta a riqueza cultural de Pernambuco

  • Por Agencia Brasil
  • 02/03/2014 17h22

Mais de 800 agremiações desfilam pelas ladeiras históricas durante o carnaval de Olinda, em Pernambuco.  O carnaval olindense apresenta  ricas expressões culturais como as troças, os clubes de frevo e os blocos de rua.

De acordo com o historiador e pesquisador, Thales Galhardo, as troças vêm de troçar, bagunçar. Elas são formadas por homens e são caracterizadas pelo improviso sem compromissos com horário ou fantasias elaboradas.  Já os clubes e blocos são agremiações organizadas.  “ Os blocos nasceram com as serestas do início do século 20”, explica o historiador.

O carnaval de Olinda começa em 1901, com uma agremiação que durou até 1920. A partir dessa, outras tradicionais agremiações carnavalenses surgiram e duram até hoje. Acompanhe Tila Chitunda e o professor e pesquisador Thales Galhardo em um passeio pelas memórias do Carnaval de Olinda.

Outra característica marcante da folia olindense são as figuras de rua. Essas figuras brincam sozinhas ou em grupo e são inspiradas em figuras do cotidiano, história ou noticiários. As caricaturas marcam a irreverência e crítica social do carnaval olindense.

Confira vídeos que explicam a hostória do carnaval de Pernambuco. 

Conheça a história do carnaval pernambucano:

 

Saiba mais sobre as agremiações que tomam conta das ladeiras históricas de Olinda:

 

 

Veja as figuras de rua do carnaval de Olinda: 

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.