Cervejas belgas aportam no Rio com missão de conquistar mercado brasileiro

  • Por Agencia EFE
  • 28/11/2014 20h08
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Cecília Malavoglia.

Rio de Janeiro, 28 nov (EFE).- O Rio de Janeiro recebe a partir desta sexta-feira até domingo o Belgian Beer Weekend, evento dedicado a apresentar ao mercado brasileiro os sabores que fizeram da Bélgica o país produtor de algumas das melhores cervejas do mundo.

Com mais de 40 produtores e 200 rótulos, o Belgian Beer trouxe clássicos e novos sabores que querem entrar no mercado brasileiro de cervejas que, segundo um de seus idealizadores, Xavier Depuydt, está aberto a descobrir novos sabores e aprofundar sua relação com a bebida.

“A cerveja brasileira bem gelada é o clássico, mas o público já experimenta, testa, se abre para provar cervejas de teor alcoólico mais alto, de sabores diferentes e temperaturas mais amenas, e nosso evento é para ser uma porta de entrada para estas novas experiências”.

Cervejas de fermentação orgânica, com framboesa, e de teores alcóolicos que chegam a 14% estão entre as opções dos stands da Belgian Beer Weekend, que ainda oferecem opções gastronômicas tipicamente belgas para o público.

Pratos tradicionais produzidos com cervejas belgas, como moules et frites, mexilhões marinados na cerveja acompanhados da tradicional batata frita belga e croquetes de queijo são as principais atrações.

Para quem quiser aprender algumas dessas receitas, chefs belgas farão workshops na sexta e no sábado desvendando as receitas dos bappas, os aperitivos belgas, tão tradicionais como as tapas espanholas, e ensinando a harmonizá-los.

Steve Snawaret, gerente de exportações da cervejaria De Halve Maan, veio pela primeira vez ao Brasil para o evento, que também busca criar contatos entre exportadores e importadores com o objetivo de inserir marcas inéditas no país no mercado nacional.

Segundo ele, há muito espaço de inserção para o brasileiro, que está aprendendo a consumir bebidas que fujam da usual pilsen gelada brasileira. Para Snawaret, o Brasil é estratégico pelas dimensões e o potencial de consumo.

“Queremos entrar forte, mas de forma sólida, no mercado brasileiro e latino-americano, trazendo nossos rótulos para um público que tem interesse em ter novas experiências com uma bebida que é aqui tão tradicional”.

Xavier destacou que uma das principais questões para a entrada das cervejas belgas no mercado é a sobrevivência delas à viagem. “A cerveja é uma bebida usualmente fresca. Se não for conservada adequadamente ou perder tempo demais entre viagem e burocracia alfandegaria, ela fica sujeita a variações de temperatura e oxidação que acabam com seu paladar”, explicou.

Os preços também ainda são considerados proibitivos por alguns, mas este é um cenário que vem mudando, principalmente pela expansão do setor, que tem registrado aumento de consumo. De acordo com o Sebrae, o consumo brasileiro é de 14 bilhões de litros por ano, ficando no 17º lugar do ranking, muito abaixo dos principais consumidores: República Tcheca (144 bilhões de litros), Alemanha e Áustria (108 bilhões).

O Belgian Beer Weekend acontece no Rio de Janeiro até domingo. O evento é aberto ao público e os ingressos podem ser adquiridos no local ou pela internet. EFE

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