Christopher Nolan critica Netflix: “insustentável para o cinema”
Parece que Christopher Nolan não é muito fã da Netflix. Nesta semana, o diretor de Homem de Aço e Batman: o Cavaleiro das Trevas fez uma série de críticas à plataforma, que, segundo ele, possui uma estratégia “sem sentido” e representa um modelo “insustentável para o cinema”. As declarações foram feitas em entrevista ao site Indie Wire.
“A Netflix tem uma aversão bizarra em apoiar filmes de cinema. Eles têm essa política sem sentido de que tudo tem que ser simultaneamente lançado e disponibilizado online, o que obviamente é um modelo insustentável para o cinema. Então eles não estão entrando no jogo, acho que estão perdendo uma grande oportunidade”, disse.
Questionado se aceitaria trabalhar em alguma produção da empresa, o cineasta não hesitou ao responder que não. “Eu cresci nos anos 1980, durante o nascimento das fitas de vídeo caseiras. O pior pesadelo que um cineasta nos anos 1990 era que o estúdio dissesse: ‘quer saber, vamos lançar direto em fita ao invés de passar pelo cinema’. Isso sempre foi feito. Não há nada novo aqui”, afirmou.
Por fim, Nolan apontou a Amazon, que costuma lançar as produções primeiro nos cinemas e apenas depois em suas plataformas, como solução mais eficiente. “A Amazon está muito feliz não cometendo o mesmo erro que a Netlflix. Os cinemas possuem uma ‘janela’ de 90 dias. É um modelo perfeitamente utilizável. É fantástico”, concluiu.
Atualmente o diretor se prepara para a estreia de Dunkirk, longa-metragem cuja história se passa na Segunda Guerra Mundial. Ele tem Tom Hardy, Harry Styles e Kenneth Branagh no elenco. A previsão de estreia é 21 de julho.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.