Claudia Leitte faz brincadeira polêmica é detonada por apropriação cultural
Termo usado pela cantora foi considerado ofensivo e aproveitador
Claudia Leitte faz brincadeira é detonada por apropriação culturalNa tarde da última terça-feira (29), Claudia Leitte se envolveu em uma polêmica e tanto ao escrever um post parabenizando a cidade de Salvador pelos 467 anos.
“Africana da Alemanha, Negalora do Pelô, Nasci em São Gonçalo e… com 5 dias de vida fui morar em Salvador. Hoje eu vivo pelos céus e estradas, mas essa terra continua sendo o lugar que chamo MEU LAR. Obrigada, Deus, por me plantar nessa cidade e me regar com tanta baianidade!”, disse ela na legenda.
O problema foi que nem todo mundo recebeu muito bem a comparação que a loira tentou fazer a termos que se referenciam à cultura negra, citando: “africana” e “nega”. Ativistas do movimento negro a acusaram de apropriação cultural.
Alguns dos comentários foram: “Você não é africana e nem ‘nega’. É só Alemanha e ‘lora’ mesmo. Pare com essa palhaçada de querer se apropriar, ser negro não é moda. É resistência”, “Nem africana, nem negra. Tá mais pra branca apropriadora. Reconhece tua cor e teus privilégios”, “Estude mais”, “É bonito ou moda, ser negra desde que não esteja na pele de um negro”, “Se oriente e se feche. E o respeito pelo povo negro, fica aonde mesmo?” e “Quando é pra lutar contra o genocídio do povo preto não vejo ninguém”.
Vale lembrar que o apelido “negalora”, foi dado por Carlinhos Brown e é usado frequentemente pela cantora, sendo inclusive nome de seu DVD ao vivo em 2012. A capa não foi menos polêmica e é estampada por um blackface, com metade do rosto pintado de negra e a outra de branca, também alvo de muitas críticas por estimular a representação caricata dos negros. Até o momento a cantora ainda não se pronunciou.
Confira aqui:
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.