Companhia mexicana abre festival de teatro Cena Brasil Internacional

  • Por Agencia EFE
  • 02/06/2015 22h05

Rio de Janeiro, 2 jun (EFE).- O monólogo “Monserrat”, da companhia mexicana Lagartijas Tiradas al Sol, abre amanhã, quarta-feira, no Rio de Janeiro a quarta edição do festival de teatro Cena Brasil Internacional, que este ano também contará com a participação de grupos de Japão, China e Suíça.

A companhia mexicana, um coletivo de atores nascido em 2003 e dirigido por Luisa Pardo e Gabino Rodríguez, também apresentará no festival a obra “Derreterei com um fósforo a neve de um vulcão”, informaram nesta terça-feira a organização do evento.

“Monserrat”, monólogo escrito, dirigido e interpretado por Rodríguez, é inédita no Brasil, já a outra obra do grupo mexicano é conhecida pelo público de São Paulo.

A quarta edição do festival de artes cênicas carioca, idealizado pelo diretor Sérgio Saboya, acontece entre 3 e 14 de junho na sede do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no centro do Rio de Janeiro. A programação inclui quatro companhias brasileiras e quatro estrangeiras

O festival também tem como atração o Dispositivo Móvel Ohno, uma instalação nipo-brasileira montada na rotunda do CCBB para homenagear o trabalho do coreógrafo e dançarino japonês Kazuo Onho, e com uma série de oficinas, seminários e conferências com artistas brasileiros e estrangeiros.

“Desde sua primeira edição o festival serviu como uma oportunidade para que os artistas brasileiros e estrangeiros compartilhassem seus processos criativos e artísticos”, explicou Saboya.

As outras companhias estrangeiras este ano são a chinesa Meng Jinghui Studio, que apresentará “The maids”; a japonesa Ko Murobushi, com duas coreografias inspiradas na obra do fundador da dança butô, e a suíça Gardi Hutter, que encenará no Rio de Janeiro “A costureira”.

As companhias brasileiras convidadas este ano são a carioca “Os Dezequilibrados”, que montará a inédita “Beije-me como nos livros”, e as paulistas “Razões Inversas”, que apresentará a trilogia “Anatomia Comparada”, “Lusco-Fusco” e “Empório de Teatro Sortido”.

Em “Moserrat”, Rodríguez aborda sua própria história para tentar entender o desaparecimento de sua mãe, há 20 anos, ao descobrir que ela não tinha morrido, como acreditou por toda sua vida, mas que tinha o abandonado sem nenhuma explicação.

Em “Derretiré con un Cerillo la Nieve de un Volcán” é a 11ª montagem de Lagartijas Tiradas al Sol, um grupo que procura refletir sobre as novas dinâmicas da cultura mexicana contemporânea. A obra revisa a história do México sob a sombra do Partido Revolucionário Institucional (PRI). EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.