Companhia mexicana abre festival de teatro Cena Brasil Internacional
Cena Brasil Internacional em 2012
Cena Brasil Internacional em 2012O monólogo “Monserrat”, da companhia mexicana Lagartijas Tiradas al Sol, abre amanhã, quarta-feira, no Rio de Janeiro a quarta edição do festival de teatro Cena Brasil Internacional, que este ano também contará com a participação de grupos de Japão, China e Suíça.
A companhia mexicana, um coletivo de atores nascido em 2003 e dirigido por Luisa Pardo e Gabino Rodríguez, também apresentará no festival a obra “Derreterei com um fósforo a neve de um vulcão”, informaram nesta terça-feira a organização do evento.
“Monserrat”, monólogo escrito, dirigido e interpretado por Rodríguez, é inédita no Brasil, já a outra obra do grupo mexicano é conhecida pelo público de São Paulo.
A quarta edição do festival de artes cênicas carioca, idealizado pelo diretor Sérgio Saboya, acontece entre 3 e 14 de junho na sede do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no centro do Rio de Janeiro. A programação inclui quatro companhias brasileiras e quatro estrangeiras
O festival também tem como atração o Dispositivo Móvel Ohno, uma instalação nipo-brasileira montada na rotunda do CCBB para homenagear o trabalho do coreógrafo e dançarino japonês Kazuo Onho, e com uma série de oficinas, seminários e conferências com artistas brasileiros e estrangeiros.
“Desde sua primeira edição o festival serviu como uma oportunidade para que os artistas brasileiros e estrangeiros compartilhassem seus processos criativos e artísticos”, explicou Saboya.
As outras companhias estrangeiras este ano são a chinesa Meng Jinghui Studio, que apresentará “The maids”; a japonesa Ko Murobushi, com duas coreografias inspiradas na obra do fundador da dança butô, e a suíça Gardi Hutter, que encenará no Rio de Janeiro “A costureira”.
As companhias brasileiras convidadas este ano são a carioca “Os Dezequilibrados”, que montará a inédita “Beije-me como nos livros”, e as paulistas “Razões Inversas”, que apresentará a trilogia “Anatomia Comparada”, “Lusco-Fusco” e “Empório de Teatro Sortido”.
Em “Moserrat”, Rodríguez aborda sua própria história para tentar entender o desaparecimento de sua mãe, há 20 anos, ao descobrir que ela não tinha morrido, como acreditou por toda sua vida, mas que tinha o abandonado sem nenhuma explicação.
Em “Derretiré con un Cerillo la Nieve de un Volcán” é a 11ª montagem de Lagartijas Tiradas al Sol, um grupo que procura refletir sobre as novas dinâmicas da cultura mexicana contemporânea. A obra revisa a história do México sob a sombra do Partido Revolucionário Institucional (PRI). EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.