Controvertida obra de Kapoor volta a ser vandalizada em Versalhes
Paris, 6 set (EFE).- A obra “Dirty corner”, de Anish Kapoor, definida pelo artista como a “vagina da rainha tomando o poder”, instalada na frente do palácio de Versalhes, voltou a ser alvo de vandalismo neste domingo, pouco mais de dois meses após o primeiro ataque.
Essa obra, uma imponente trompa de aço de dez metros de altura e 60 metros de comprimento, que pesa milhares de toneladas, foi coberta com inscrições antissemitas escritas com tinta branca.
“Inumeráveis degradações e mensagens de ódio sobre a obra de Anish Kapoor em @CVersailles. Estupidez e violência contra a cultura”, denunciou no Twitter a ministra de Cultura da França, Fleur Pellerin, que foi a Versalhes para comprovar pessoalmente o dano.
A obra faz parte da exposição do artista indiano, que desde o princípio de junho até 1º de novembro transtornou a ordenada geometria do palácio, que recebe 20 milhões de visitantes por ano.
A polêmica surgiu no momento da instalação da obra, após uma entrevista ao “Le Journal du Dimanche”, em que Kapoor admitiu a evidente conotação sexual. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.