“Criei dois filhos de primeira grandeza”, diz Ronnie Von sobre ser pai e mãe

  • Por Jovem Pan
  • 08/05/2015 17h04
Sandra Ferreira/Jovem Pan Online/JP Ronnie Von esbanja simpatia e sorrisos diante das câmeras

Com a chegada do Dia das Mães, neste domingo, muitas famílias já estão preparadas para comemorar a data especial para as mães e pães. É o caso do apresentador Ronnie Von, que, após o divórcio de sua primeira mulher, Arethusa, criou seus dois filhos como pai e mãe. Em 1978, o apresentador ficou com a guarda dos filhos e, segundo disse em entrevista para a Jovem Pan, passou por várias dificuldades e, inclusive, preconceitos.

“Tudo o que um homem que, na época, se envolveu na maternidade eu passei”, desabafou Ronnie Von. De acordo com ele, alguns momentos mais difíceis eram as reuniões de pais e mestres da escola dos filhos, Alessandra e Ronaldo. “Na verdade isso é tudo mentira. Na reunião de pais e mestres, eu só vi mães e mestras. Todo mundo me olhava torto, mas eu tinha que ir, porque não tinha quem fosse no meu lugar”, lembrou o apresentador.

Seus filhos, crianças na época da separação, tiveram um pai que virou pãe aos 34 anos. Entretanto, Ronnie revelou acreditar que gêneros, no que diz respeito ao amor de pai e mãe, são discutíveis. “Na verdade, é o olho do pai e da mãe que educa os filhos”, disse o apresentador, que, também revelou na entrevista, sempre fez questão de passar cada minuto que pôde com seus filhos.

“O gênero, nessa hora, pode ser até discutível. Na minha experiência, eu consegui ser, aos trancos e barrancos, ser pai e mãe. Na verdade eu não fui pai nunca, fui mãe o tempo inteiro. Aquelas de colocar a mãe na testa e falar ‘vocês não valorizam o meu sacrifício’, eu fiz tudo isso”, contou Ronnie Von. “Quando há amor, o gênero é indiferente. Eu não tenho a fisiologia que permite gerar um filho, mas a minha mamadeira é impecável”, brincou.

Ronnie revelou também que continuou com seu programa (ele é apresentador desde 1963) e fez tudo o que pôde para conciliar dupla jornada de trabalho, estar com Alessandra e Ronaldo e ser um bom pai e mãe para s filhos: “por mais que eu tivesse bons funcionários, eu fazia questão de ir e buscar no colégio e conversar, estar com ele”. “Todos nós temos os mesmos problemas, tudo isso independe do tempo em que você vive. Mas eu vivi isso muito agarrado à ideia de que se eu estivesse presente as coisas piores não aconteceriam”, lembrou o apresentador.

Falando sobre qual acreditava ser o segredo para ser o pai que foi e é para seus filhos, Ronnie Von respondeu de bate-pronto: “fundamentalmente, o amor”. E completou transbordando o sentimento pelos filhos: “tanto que criei dois filhos que são de primeira grandeza. Minha filha me disse: ‘que sorte que eu tive de ter uma mãe que é homem’. Domingo agora eu tenho certeza que ela vai fazer como faz todos os anos, comprar presente e escreveu cartãozinho ‘Feliz Dia das Mães, Papai’”.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.