Curitiba e Florianópolis entram na rede de Cidades Criativas da Unesco
Paris, 1 dez (EFE).- As capitais Curitiba e Florianópolis entraram na Rede de Cidades Criativas da Unesco, uma ferramenta de cooperação para desenvolver alianças que favoreçam a criatividade e integrem a cultura em seus planos de desenvolvimento sustentável.
“Ao se unir à Rede, as cidades se comprometem a colaborar e desenvolver alianças para promover a criatividade e as indústrias culturais, a compartilhar suas boas práticas, a reforçar a participação cidadã na vida cultural e a integrar a cultura em seus planos de desenvolvimento econômico e social”, indicou a Unesco em comunicado.
A rede tem “âmbitos temáticos” tais como o artesanato, o cinema, a gastronomia e a música, entre outros, e sua vocação é favorecer a cooperação internacional.
No caso de Curitiba, a cidade se inscreve nessa rede através do design, enquanto Florianópolis se associa à gastronomia, precisou a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Junto a essas duas cidades brasileiras, outras 26 localidades também passaram a integrar a lista, entre elas a coreana Busan (cinema), a senegalesa Dacar (arte digital), a japonesa Hamamatsu (música), a finlandesa Helsinque (design) e Nassau (artesanato e arte popular), nas Bahamas.
“A rede Unesco de cidades criativas é uma ferramenta de cooperação formidável que encarna nossa vontade de apoiar um potencial criativo e de inovação incrível para assim abrir vias ao desenvolvimento sustentável”, declarou em comunicado a diretora geral da Unesco, Irina Bokova.
Com as novas incorporações, a Rede de Cidades Criativas da Unesco tem agora um total de 69 cidades-membro, sistema que será ampliado em maio de 2015 em reunião na cidade japonesa de Kanazawa. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.