Documentos da universidade mais antiga da América se salvam de incêndio

  • Por Agencia EFE
  • 12/03/2015 00h32
  • BlueSky

Lima, 11 mar (EFE).- Os documentos históricos da Universidad Nacional Mayor de San Marcos, reconhecida como a mais antiga da América, se salvaram nesta quarta-feira de um incêndio no prédio do Colégio Real, um antigo edifício situado no centro histórico de Lima.

Em comunicado, o reitorado da universidade informou que o incêndio atingiu o Escritório de Comissões de Inventário de Bens Históricos, mas descartou danos no arquivo histórico, tal como informaram em um primeiro momento os meios de comunicação locais.

“Não se registraram danos no depósito de documentos históricos que abriga esta casa superior de estudo”, ressaltou a nota oficial, que indicou que o incêndio foi extinguido por 12 unidades do Corpo de Bombeiros.

O site da San Marcos assinala que o arquivo histórico no Colégio Real conserva em seus depósitos e salas “mais de 25 mil documentos de diversos tipos, desde 1551 até o século XX.”

A San Marcos foi criada por mandato da Coroa espanhola em 12 de maio de 1551 e é a única das universidades fundadas durante o século XVI na América que operou sem interrupções até a atualidade. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.