“Ela foi a criadora do ‘selfie’”, brinca José Rubens Chachá sobre Frida Kahlo
Quando se casaram
“Ela foi a criadora do ‘selfie’”Em meados dos anos 30, Frida Kahlo e Diego Rivera formaram um casal supertalentoso e emblemático, marcados por uma relação extremamente conturbada em uma época de transições políticas e sociais.
Com texto de Maria Adelaide Amaral e direção de Eduardo Figueiredo, a peça “Frida y Diego” chega com uma trama digna aos dois artistas mexicanos, cheia de amor, liberdade e cumplicidade. Quem dá vida a eles é a atriz Leona Cavalli e o experiente José Rubens Chachá.
“A peça realmente é emocionante, tem vários aspectos tanto dramáticos, quanto trágicos, como cômicos, como musical. Então é muito bonito, muito variado com projeções com as obras destes dois grandes pintores que eles foram. É muito legal de se ver porque você passa por várias tonalidades da emoção”, disse Chachá em entrevista à Jovem Pan.
Inédita, a peça traz o reencontro do casal, após uma traumática separação, principalmente por conta da personalidade e infidelidade de ambos. Enquanto Frida se envolvia com mulheres e não conseguia engravidar por conta de problemas de saúde, Diego se relacionava com a cunhada, com quem teve seis filhos.
“Ela se tornou uma figura pop, né? Eu até brinco que ela é a bisavó da Madonna, tamanha a posição que ela assumiu frente ao feminismo, na modernidade. Hoje você vê a Frida em bolsas, em camisetas, em grafites. É uma figura muito popular. Inclusive, na obra dela, ela se retratava muito, porque como ela não podia sair da cama, estava presa à cadeira de rodas, o assunto dela era sobre a sua própria dor, sua recuperação emocional e física, o drama que ela viveu a vida inteira. Então a gente conhece a Frida, porque ela se pintava, ela foi a criadora do selfie nos anos 30”, bricou o ator.
Após temporadas de sucesso em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Fortaleza, a peça entrou novamente em cartaz na cidade, mas fica somente até o fim de setembro.
Serviço
“Frida Y Diego”, em cartaz até 27/9
Teatro J. Safra
R. Josef Kryss, 318 – Barra Funda – São Paulo / SP
Sábados: 21h, Domingos: 19h
Quanto: R$ 40 a R$ 70
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.