Em busca do bi, Beija-Flor aposta no luxo para homenagear o Marquês de Sapucaí
Treze vezes campeã do Grupo Especial no Carnaval carioca, sendo a última no ano passado, a Beija-Flor de Nilópolis vem, mais uma vez, como favorita ao título. Este ano ela contará a história do político, poeta, professor, músico e escritor Cândido José de Araújo Viana, o Marquês de Sapucaí.
Luxuosa, a escola contou a história do mineiro que deixou um legado de prosperidade por onde passou. Com o enredo “Mineirinho genial! Nova Lima – cidade natal. Marquês de Sapucaí – o poeta imortal”, a agremiação conta a história dele desde o nascimento até suas benfeitorias como político influente no Brasil imperial.
A comissão de frente veio para mostrar o período histórico da exploração do ouro, o desejode liberdade do negro e as manifestações culturais e religiosas.
Sob o pulso firme do diretor de carnaval e harmonia Laíla, que também integra a comissão de carnavalescos responsáveis pelo enredo, a Beija-Flor tenta repetir um bicampeonato, conquistado pela última vez em 2007-2008.
A tradicional e conhecida escola do Rio de Janeiro celebrou ainda os 25 anos de carreira de seu primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, Claudinho e Selminha Sorriso e os 40 anos de avenida do intérprete Neguinho da Beija-Flor.
Apaixonada, a madrinha da escola, atriz Claudia Raia desfilou junto ao ator Edson Celulari e os filhos Enzo e Sophia. segundo ela, toda a família torce pela agremiação. A filha da atriz vem em um dos carros, enquanto Edson celulari e Enzo desfilam com camisa da presidência.
Com 3,9 mil componentes, 40 alas, sete carros e um tripé, a Beija-Flor de Nilópolis traz muito luxo à avenida ao trazer o dourado marcante para contar sobre a época do ouro, quando Marquês de Sapucaí nasceu.
À frente da bateria dos mestres Rodney e Plínio, vem a rainha Raíssa de Oliveira, que desfila com a fantasia “a Corte Feminina no Brasil”. No dourado, laranja e rosa, a bela mostrou muito samba no pé.
O terceiro carro da escola empacou ao chegar na dispersão e teve correria para as alas passarem. Ele precisou ser retirado em duas partes. Por conta de fumaça, bombeiros verificaram o carro e os destaques pularam do carro.
Confira abaixo o samba-enredo da escola:
Sou Beija-Flor, na alegria ou na dor
A deusa da passarela é ela!
Primeira na história do Marquês
Que na Sapucaí é soberana
De fato nilopolitana
Abriu-se a cortina do tempo
Emoldurando a história a Beija-Flor
De Nova Lima à poesia se fez
Na genialidade do marquês
Nasceu em Congonhas de Sabará
O mais puro ouro das Minas Gerais
Atravessou o mar no afã de conquistar
Conhecimento em terras lusitanas
Brilhou aos olhos da lei, formou-se bacharel
Fiel à nação, enfim regressou
A saudade apertou
Ecoou um brado de resistência
Ao longe se ouviu a voz da independência
Pelo Brasil, impera felicidade
Já raiou a liberdade
Um homem de real valor
Um vencedor na estrada da vida
Em seu legado a primazia
Na gratidão que herdaria
Poeta, músico, escritor
O mineirinho que o Rio imortalizou
Teu chão floresce a nobreza pro samba passar
Um templo sagrado a luz do luar
Apoteose de todo sambista
Artista! herdeiro verdadeiro de Ciata
Que hoje te abraça aos pés da praça
Em mais um carnaval
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.