“Entre confetes e serpentinas”, Acadêmicos do Tucuruvi vai relembrar marchinhas do Carnaval

  • Por Jovem Pan
  • 15/01/2015 16h45
  • BlueSky
Reprodução/Facebook A Acadêmicos do Tucuruvi busca o título inédito do Carnaval de São Paulo

Durante a manhã desta quinta-feira (15) a Jovem Pan conversou com o carnavalesco Wagner Santos. Representante da escola de samba Acadêmicos do Tucuruvi, quarta colocada no Carnaval 2014, ele já adiantou: o desfile será um dos mais coloridos e empolgantes da história da escola da Cantareira. Com o enredo “Entre confetes e serpentinas”, aTucuruvi vai relembrar as marchinhas do carnaval e promete desvendar as origens do samba. 

Segundo Wagner, a apresentação vai contar a história do samba por meio das marchinhas, que embalou várias gerações de Carnaval. Mas para ele, isso não é suficiente. “Vamos fazer uma homenagem para o samba. Como surgiu o samba, aonde ele aconteceu”. A escola vai começar se apresentando com o carro abre alas fazendo uma homenagem  à  Praça 11,  que um dia foi chamada de “Pequena Africa”.

“Foi na casa da Tia Ciata aonde formou-se grupos de compositores da época que se tornaram muito famosos com o passar do tempo”, disse Wagner. Tia Ciata é considerada a mãe do samba, por isso que toda escola de samba tem uma baiana na apresentação no desfile. 

Com 38 anos de história, a Acadêmicos do Tucuruvi teve a ideia de abordar esse enredo durate uma conversa entre os diretores da escola. Segundo o carnavalesco, estava aberta a escolha do enrendo, ou seja, todo mundo que quisesse sugerir ideias, podia. Ele se identificou com a das marchinhas.

“Achei uma oportunidade legal de você contar a história do nosso samba para as pessoas, para a própria juventude, que muitos não tem conhecimento, não sabem o porque que existem uma bateria de escola de samba”. Ouça o áudio completo da entrevista. 

 

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.