Espanhol Juan Goytisolo ganha Prêmio Cervantes por indagação na linguagem

  • Por Agencia EFE
  • 24/11/2014 12h50

Madri, 24 nov (EFE). – O escritor espanhol Juan Goytisolo ganhou nesta segunda-feira o Prêmio Cervantes 2014, considerado a maior honraria da literatura hispana, “por sua capacidade indagativa na linguagem”, conforme explicou o ministro da Educação, Cultura e Esporte, José Ignacio Wert.

O júri, presidido pelo romancista José Manuel Caballero Bonald, Prêmio Cervantes 2012, concedeu os 125 mil euros (R$ 392.384) a Goytisolo após sete votações sucessivas. O premiado soube da notícia na casa onde mora em Marrakech, no Marrocos, através de uma ligação do ministro da Educação.

O júri destacou que a obra de Goytisolo tem “propostas estilísticas complexas desenvolvidas em diversos gêneros literários”, além de sua vontade de integrar “as duas margens, à tradição heterodoxa espanhola e por sua aposta permanente pelo diálogo intercultural”.

Goytisolo nasceu em Barcelona, em 1931 e desde muito jovem foi viver fora da Espanha. Em 1956 se instalou em Paris, para residir, posteriormente, nos Estados Unidos.

Bonald ressaltou a personalidade do autor e o definiu como um escritor preocupado com a heterodoxia e com o diálogo com as diferentes culturas do Mediterrâneo: “um intelectual realmente cabal”, destacou.

Já Elena Poniatowska, membro do júri, lembrou Goytisolo é um homem em que se pode confiar “por sua autenticidade”.

“É às vezes tão autêntico quanto à duquesa de Alba”, brincou a escritora mexicana, que rememorou uma visita que fez com Goytisolo as pirâmides do México. EFE

cn/cdr

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.