“A Estrada 47” ganha prêmio de melhor filme no Festival de Cinema de Gramado

  • Por Jovem Pan
  • 17/08/2014 14h02
Festival de Cinema de Gramado termina com entrega do Kikito

A 42ª edição do Festival de Cinema de Gramado chegou ao fim na noite deste sábado (16), após oito dias de exibições e debates. Ao todo, foram projetados 68 filmes, entre longas e curtas nacionais e internacionais. Pela primeira vez, o festival deu premiação em dinheiro para quem conquistou o Kikito. No total, R$ 280 mil foram distribuídos entre os 37 vencedores da noite. A apresentação da cerimônia foi feita pelo trio Daniela Escobar, Leonardo Machado e Renata Boldrini.

O filme A Estrada 47, de Vicente Ferraz, ganhou o prêmio Kikito de melhor filme brasileiro. “Só loucos para aceitar entrar nessa história”, disse Ferraz quando recebeu o troféu. O filme se passa na Segunda Guerra Mundial, e conta a história de quatro pracinhas da Força Expedicionária Brasileira que tentam sobreviver em um conflito no sopé do Monte Castelo.

Já Marcelo Galvão levou o Kikito de melhor diretor em longa-metragem nacional por A Despedida. Quem levou o prêmio de melhor filme pelo júri popular foi O Segredo dos Diamantes, de Helvécio Ratton. O segundo Prêmio Especial do Júri concedeu a Fernanda Montenegro um Kikito por Infância. A atriz não estava em Gramado, e quem recebeu o troféu especial por ela foi a produtora do filme.

O Kikito de melhor atriz foi para Juliana Paes, pela atuação no filme A Despedida. Ela foi elogiada pela interpretação da amante de um homem de 92 anos.