Estúdio Móvel chega ao milésimo programa
O Estúdio Móvel chega nesta quarta-feira (16) ao milésimo programa. A edição comemorativa vai ao ar às 18 horas, na TV Brasil, e contará com a presença do compositor João Donato, da atriz Bel Kowarick e da cineasta Everlane Moraes. Lili Reis, a apresentadora desde o início, vai fazer uma retrospectiva dos mil programas.
Desde que estreou na emissora, em maio de 2010, o Estúdio Móvel percorreu o Brasil em busca das novidades, de artistas conceituados e independentes, pensamentos alternativos, caminhos diferenciados da produção criativa, garimpando talentos, seja na música, no teatro, nas artes plásticas, na dança ou em performances.
Em quatro anos, foram cerca de 2.200 convidados e entrevistas que contemplam nomes de diversas áreas. “Lembro do início do programa, quando começamos a rodar o Rio de Janeiro dentro de um ônibus, dando carona para artistas que estavam circulando pela cidade. No caminho, acontecia a conversa”, recorda Lili Reis.
Num segundo momento, a equipe decidiu aproveitar os cenários naturais da cidade para as gravações. Mas como a proposta era fazer o recorte do tempo presente, era preciso ir além Rio de Janeiro e do Brasil. O desafio então foi a introdução da tecnologia para a gravação de entrevistas à distância.
Na avaliação de Lili Reis, comemorar o programa mil é observar esse crescente, “como o Estúdio Móvel foi se reinventando, mas mantendo a essência, que é falar com pessoas do nosso tempo e se conectar com esse público”.
Quem já passou pela tela do Estúdio Móvel
O Estúdio Móvel tem foco na efervescência cultural e nas tendências das grandes metrópoles. E assim, buscando o contemporâneo, sem esquecer das influências e referências por trás de cada novidade, o programa abriu as portas para artistas como Gilberto Gil, Arnaldo Antunes, Lenine, Jorge Ben Jor, João Donato, Carlinhos Brown, Geraldo Azevedo, Wilson das Neves, Alceu Valença, Zeca Baleiro, Lobão e Isca de Polícia, entre muitos outros.
Artistas no início da carreira, que se consagraram posteriormente, também passaram pela tela da TV Brasil. Entre eles estão Tulipa Ruiz, Marcelo Jeneci, Gaby Amarantos, Karina Buhr, A Banda Mais Bonita da Cidade, Danilo Gentilli, Fábio Porchat, Mallu Magalhães, dentro outros. O Estúdio Móvel trouxe outros artistas com carreira consolidada, como Nação Zumbi, Otto, Mundo Livre S.A, Dead Fish, Raimundos, Móveis Coloniais de Acaju, Emicida, Cone Crew, China, Garotas Suecas, Bnegão, Lucas Santtana, O Teatro Mágico, Marcelo Yuka, Ponto de Equilíbrio, MV Bill, Pupillo e Yamandu Costa.
Na dança, presença de Ana Botafogo, Deborah Colker, Regina Sauer; no teatro, Grupo Galpão, Artesanal Cia de Teatro, Cia do Latão, Cia dos Atores, Bando de Teatro Olodum, Teatro de Anônimo, Teatro do Oprimido; na fotografia, Sebastião Salgado e Ratão Diniz; no cinema, Cacá Diegues, Cláudio Assis, Lírio Ferreira, Karim Aïnouz, Marcos Prado, Hilton Lacerda, Eduardo Escorel; na performance, Marina Abramovic; nas artes plásticas, Cildo Meireles, Carlos Vergara, Alex Flemming; no grafite, Os gêmeos, Toz, Panmela Castro, Rui Amaral, Daniel Melim, Derlon Almeida; no skate, Sandro Dias, Pedro Barros, Rio Ramp Design.
Nomes internacionais também marcaram presença, como Stanley Clarke, Aston Barrett – da banda The Wailers, Will Cahon e Vernon Reid – da banda Living Colors, Mad Professor, Marie-Hélène Rebois, Christian Scott e Victor Wooten.
Outro braço do Estúdio Móvel é a cobertura de festivais. O programa já cobriu os festivais Festival do Rio, Festival de Jazz de Rio das Ostras, Festival de Cultura Digital, Festival de Dança de Joinville, Festival de Música de Santa Catarina, Cine PE do Audiovisual, Festival de Artes de Areia, Cine Fesp Brasil – Canudos, Anima Mundi, Dança em Foco, Virei Viral, Multiplicidade e Roque Pense!
O programa é exibido de segunda a sexta, às 18h, com reprise diária na madrugada, às 2h
* Com informações da TV Brasil
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.