‘Companheiros e amigos por mais de 30 anos’, diz Harrison Ford sobre Peter Mayhew
Mark Hamill e George Lucas também lamentaram morte de intérprete do Chewbacca.
Harrison Ford, que em “Star Wars” interpretou Han Solo, se despediu na quinta-feira (2) do seu “companheiro e amigo” Peter Mayhew, o ator britânico que deu vida a Chewbacca e que faleceu na última terça-feira (30), aos 74 anos, nos Estados Unidos.
“Peter Mayhew era um homem bom e gentil, possuidor de uma grande dignidade e um caráter nobre. Estes aspectos de sua própria personalidade, além de seu humor e graça, os levou a Chewbacca. Fomos companheiros no cinema e amigos na vida real durante mais de 30 anos e eu o amava”, disse Ford, em comunicado reproduzido por veículos de imprensa americanos.
“Chewbacca era uma parte importante do sucesso dos filmes que fizemos juntos. Ele sabia o quão importante foram os fãs da saga para seu sucesso contínuo e se entregou a eles. Essas milhões de pessoas e eu nunca esqueceremos o que Peter deu a todos”, acrescentou.
"We are deeply saddened today by the news of Peter Mayhew’s passing. Since 1976, Peter’s iconic portrayal of the loyal, lovable Chewbacca has been absolutely integral to the character’s success, and to the Star Wars saga itself."-Kathleen Kennedy.
More: https://t.co/iGfk9XRzKa pic.twitter.com/5edrPrEuRS
— Star Wars (@starwars) May 3, 2019
Mayhew, um ator que tinha mais de dois metros de altura, conquistou os fãs da saga pela sua interpretação do cabeludo Chewbacca, o inseparável companheiro de aventuras de Han Solo e copiloto da nave Millennium Falcon.
Embora Chewbacca não tenha articulado uma palavra e apenas emitido uivos indecifráveis, este personagem é um dos mais carismáticos de “Star Wars”.
“Era o mais amável dos gigantes. Um grande homem com um coração ainda maior que nunca deixou de me fazer sorrir e um amigo leal a quem amei sinceramente”, escreveu em sua conta no Twitter, Mark Hamill, que encarnou Luke Skywalker.
“Estou agradecido pelas lembranças que compartilhamos e sou um melhor homem só por ter lhe conhecido. Obrigado, Pete”, acrescentou.
He was the gentlest of giants-A big man with an even bigger heart who never failed to make me smile & a loyal friend who I loved dearly-I'm grateful for the memories we shared & I'm a better man for just having known him. Thanks Pete #RIPPeterMayhew #Heartbroken @TheWookieeRoars pic.twitter.com/8xbq9HEWF2
— Mark Hamill (@HamillHimself) May 2, 2019
Por sua vez, George Lucas, o cérebro por trás de “Star Wars”, disse que o ator era “um homem maravilhoso”.
“Era o mais próximo que um homem poderia ser de um Wookiee (a espécie que Chewbacca pertencia na ficção): grande coração, caráter amável… e aprendi a deixá-lo ganhar sempre, ele era um bom amigo e estou triste por sua morte”, disse o cineasta.
Peter Mayhew encarnou o papel nos três filmes originais da saga – “Uma Nova Esperança” (1977), “O Império Contra-Ataca”(1980) e “O Retorno de Jedi” (1983).
O ator voltou a interpretar Chewbacca em “A Vingança dos Sith” (2005), que fechou a segunda trilogia da saga; e “O Despertar da Força” (2015), que iniciou a terceira e, até agora, última série de três filmes de “Star Wars”.
*Com EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.