‘Companheiros e amigos por mais de 30 anos’, diz Harrison Ford sobre Peter Mayhew

Mark Hamill e George Lucas também lamentaram morte de intérprete do Chewbacca.

  • Por Jovem Pan
  • 03/05/2019 09h48
ReproduçãoAtores trabalharam juntos em sete filmes da saga Star Wars

Harrison Ford, que em “Star Wars” interpretou Han Solo, se despediu na quinta-feira (2) do seu “companheiro e amigo” Peter Mayhew, o ator britânico que deu vida a Chewbacca e que faleceu na última terça-feira (30), aos 74 anos, nos Estados Unidos.

“Peter Mayhew era um homem bom e gentil, possuidor de uma grande dignidade e um caráter nobre. Estes aspectos de sua própria personalidade, além de seu humor e graça, os levou a Chewbacca. Fomos companheiros no cinema e amigos na vida real durante mais de 30 anos e eu o amava”, disse Ford, em comunicado reproduzido por veículos de imprensa americanos.

“Chewbacca era uma parte importante do sucesso dos filmes que fizemos juntos. Ele sabia o quão importante foram os fãs da saga para seu sucesso contínuo e se entregou a eles. Essas milhões de pessoas e eu nunca esqueceremos o que Peter deu a todos”, acrescentou.

Mayhew, um ator que tinha mais de dois metros de altura, conquistou os fãs da saga pela sua interpretação do cabeludo Chewbacca, o inseparável companheiro de aventuras de Han Solo e copiloto da nave Millennium Falcon.

Embora Chewbacca não tenha articulado uma palavra e apenas emitido uivos indecifráveis, este personagem é um dos mais carismáticos de “Star Wars”.

“Era o mais amável dos gigantes. Um grande homem com um coração ainda maior que nunca deixou de me fazer sorrir e um amigo leal a quem amei sinceramente”, escreveu em sua conta no Twitter, Mark Hamill, que encarnou Luke Skywalker.

“Estou agradecido pelas lembranças que compartilhamos e sou um melhor homem só por ter lhe conhecido. Obrigado, Pete”, acrescentou.

Por sua vez, George Lucas, o cérebro por trás de “Star Wars”, disse que o ator era “um homem maravilhoso”.

“Era o mais próximo que um homem poderia ser de um Wookiee (a espécie que Chewbacca pertencia na ficção): grande coração, caráter amável… e aprendi a deixá-lo ganhar sempre, ele era um bom amigo e estou triste por sua morte”, disse o cineasta.

Peter Mayhew encarnou o papel nos três filmes originais da saga – “Uma Nova Esperança” (1977), “O Império Contra-Ataca”(1980) e “O Retorno de Jedi” (1983).

O ator voltou a interpretar Chewbacca em “A Vingança dos Sith” (2005), que fechou a segunda trilogia da saga; e “O Despertar da Força” (2015), que iniciou a terceira e, até agora, última série de três filmes de “Star Wars”.

*Com EFE