Kanye West: polêmicas que marcaram a carreira do rapper
Na última semana, Kanye West voltou a estampar polêmicas em jornais do mundo inteiro ao afirmar ser o ‘maior artista que Deus criou na história’. A fala naturalmente gerou diversas opiniões na internet e resgatou uma característica já conhecida do cantor: a habilidade de estar envolvido em polêmicas.
A afirmação aconteceu durante recente participação do músico no culto do Pastor Joel Osteen, em Houston. Na ocasião, West assumiu o microfone para fazer um discurso cheio de elogios a si mesmo. “Agora, o maior artista que Deus criou está trabalhando para Ele”, disse. “Eu sei que Deus tinha um chamado para mim por muito tempo e o Diabo estava me distraindo, mas quando eu estava no fundo do poço, Deus estava lá comigo, me mandando recados e me inspirando”, concluiu.
‘Jesus Is King’
A afirmação polêmica mais recente de West acompanha a onda de boa auto-estima do cantor desde o lançamento de Jesus Is King, seu nono álbum de estúdio.
Em entrevista comandada por Zane Lowe para a Apple Music, o rapper falou sobre política, religião e inspirações para seu novo álbum. Em meio as respostas, Kanye disse ser “indiscutivelmente, o maior artista humano de todos os tempos”. “Nem é mais um questionamento, é um fato”, disse.
Com o lançamento, Kanye West anunciou que só trabalha com música gospel. Para ele, é importante que as pessoas saibam o quanto sua vida foi impactada positivamente por Deus e a música é o melhor canal para isso. “Agora que estou a serviço de Cristo, meu trabalho é espalhar o evangelho, para que as pessoas saibam o que Jesus fez por mim”, disse.
Histórico de polêmicas
Apesar dos inúmeros comentários nas redes sociais, as frases polêmicas do rapper não são novidade. Por isso, listamos momentos polêmicos da carreira de Kanye West. Confira:
- Briga com Taylor Swift
Kanye West protagonizou uma briga que se arrastou por anos com Taylor Swift. Durante a cerimônia do Video Music Awards 2009, o músico interrompeu o discurso de agradecimento da cantora para dizer que Beyoncé era quem deveria estar levando o prêmio de Melhor Clipe Feminino.
Swift ficou constrangida durante o discurso de Kanye e passou a trocar farpas com o rapper. Anos depois, durante o processo de divulgação de seu sétimo álbum de estúdio, intitulado The Life of Pablo, Kanye West reabriu a ferida com o lançamento do single ‘Famous’. Na letra da música, o cantor cita que tornou Swift uma personalidade famosa e, por isso, ela deveria fazer sexo com ele.
- Escravidão foi uma opção
Em entrevista ao TMZ, em maio de 2018, Kanye West sugeriu que os 400 anos de escravidão nos Estados Unidos foi uma escolha dos negros.
“Quando você ouve sobre a escravidão por 400 anos… Por 400 anos? Isso soa como uma escolha. É como se estivéssemos mentalmente aprisionados. Eu gosto da palavra “prisão” porque a escravidão é muito diretamente relacionada à ideia de negros.”, disse. “Escravidão é para negros, e Holocausto para os judeus. A prisão é algo que nos une como uma raça, negros e brancos”, concluiu.
A afirmação naturalmente gerou a reação de famosos e anônimos.
- Mais influente que Picasso
Em 2016, enquanto vivia um dos momentos de ego inflado, Kanye West teve uma crise – que teve o áudio divulgado pela Page Six – ao ter seu show no Saturday Night Live realocado para outro palco/horário. Entre gritos desconexos, West pediu respeito e disse ser mais influente que alguns dos maiores nomes da história da humanidade. “
Sou 50% mais influente do que Stanley Kubrick, Pablo Picasso, Paulo, o apóstolo, e Pablo Escobar. Não mexe comigo. Não mexe comigo. Pelo menos 50%. Mortos ou vivos. Pelo menos por mil anos”, disse.
- Jay-Z tem assassinos particulares
Durante um show da turnê “Saint Pablo”, em Miami, o rapper acusou Beyoncé de manipular a última edição do Video Music Awards a seu favor e insinuou que Jay-Z, seu marido, possui assassinos contratados para eliminar seus inimigos.
“Eu estou colocando minha carreira, minha vida pessoal em risco quando eu falo essas coisas…”, disse. “Jay Z, você ainda não me ligou. Eu sei que você tem seus assassinos particulares, por favor não os mande atrás da minha cabeça. Apenas me ligue como um homem”, concluiu”.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.