França devolve ao Egito 250 peças arqueológicas confiscadas
Paris, 27 nov (EFE).- As autoridades francesas devolveram nesta quinta-feira ao Egito 250 peças arqueológicas que foram confiscadas pelos serviços de alfândegas do aeroporto parisiense Charles de Gaulle entre março e novembro de 2010.
Esses objetos, escondidos nas bagagens, tinham sido descobertos pelas forças da ordem durante as operações de controle dos passageiros de voos procedentes do Cairo, informou a direção geral de Alfândegas em comunicado.
O lote, entregue à Embaixada egípcia em Paris, inclui amuletos e estatuetas funerárias “ushabti”, que eram colocadas às centenas nos túmulos dos faraós para ajudá-los nos trabalhos manuais em sua vida depois da morte.
Entre as peças devolvidas, segundo a nota, há também anéis, estatuetas de madeira, moedas das épocas greco-romana, bizantina e medieval, assim como vasilhas ou outros artigos de diferentes épocas dos faraós.
A entrega destes objetos inscreve-se nos esforços do Ministério de Antiguidades egípcio para conseguir a devolução de todas as peças tiradas de contrabando do país.
As autoridades egípcias recuperaram centenas de elementos nos últimos anos, dentro de uma intensa campanha internacional para impedir a venda de antiguidades egípcias roubadas ou tiradas sem a autorização pertinente. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.