Galeano terá funeral de ministro de Estado e seu corpo será incinerado
Montevidéu, 14 abr (EFE).- O Uruguai renderá honras fúnebres equivalentes às de um ministro de Estado ao escritor Eduardo Galeano, cujo corpo será velado nesta terça-feira no Congresso e amanhã será cremado, informaram à Agência Efe fontes oficiais.
Após a chegada do carro fúnebre ao Palácio Legislativo, cerca de 30 homens da Guarda de Honra de um batalhão de infantaria receberão hoje o caixão de Galeano para escoltá-lo até o Salão dos Passos Perdidos, onde vai acontecer o velório.
A expectativa é que compareçam representantes da vida política, inclusive o presidente Tabaré Vázquez, e cultural de dentro e fora do país e vários cidadãos anônimos para dar seu último adeus ao autor de “As veias abertas da América Latina” e “Memória do fogo”, entre outras muitas obras.
O velório começará às 15h (horário local, mesma hora de Brasília) e terminará às 22h.
Segundo afirmou à Efe o diretor de Protocolo e Relações Públicas do parlamento, Carlos Yaffé, o corpo de Galeano será incinerado amanhã.
A morte de Eduardo Galeano, que tinha 74 anos e era considerado um dos escritores mais influentes e comprometidos da literatura latino-americana, comoveu o Uruguai e deixou uma esteira de pêsames de personalidades do âmbito político e das letras de todo o mundo. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.