George Lucas completa 71 anos: relembre os maiores filmes do cineasta

  • Por Jovem Pan
  • 14/05/2015 15h05

Cineasta George Lucas completa 71 anos

Wikimedia commons Cineasta George Lucas completa 71 anos

Nesta quinta-feira (14), o cineasta George Lucas, criador da produtora Lucas Film, completa 71 anos de vida, sendo que em 2015 o começo de seu legado faz 28. Sim, já faz quase três décadas desde o lançamento de ‘Star Wars IV: Uma Nova Esperança’. Lançado originalmente pela 20th Century Fox, o filme de cara anunciava um novo fenômeno cultural e popular.

Tamanha é a popularidade da franquia ‘Star Wars’ que dia 4 de maio se tornou o Dia Mundial do Star Wars, tudo devido a uma coincidência gerada pelo roteiro escrito por Lucas. Uma das frases mais marcantes do filme, ‘may the force be with you’ (‘que a força esteva com você’) tem a pronúncia similar ao dia quatro de maio em inglês, que é ‘may the forth’. O que não impede os fãs ao redor do mundo de comemorarem a data com maratonas dos seis filmes da saga.

Antes de produzir a série de ‘Guerra nas Estrelas’, ele já havia sido diretor e roteirista de dois filmes, ‘THX 138’ e ‘American Graffiti’, que não fizeram muito sucesso com o público. Tanto que, quando foi para a série de seis filmes que consagrou sue nome para sempre, vários bancos se recusaram a financiar o projeto, não acreditando no iminente sucesso.

Como resposta, George Lucas produziu seis filmes, ‘Star Wars IV: Uma Nova Esperança’ (1977), ‘Star Wars V: O Império Contra-Ataca’(1980), ‘Star Wars VI: O Retorno de Jedi’ (1983), ‘Star Wars I: A Ameaça Fantasma’ (1999), ‘Star Wars II: Ataque dos Clones’ (2002) e ‘Star Wars III: A Vingança de Soth’ (2005). Até 2008, a bilheteria arrecadada com os longa metragens ultrapassava os US$ 4.4 bilhões, tornando-a a quarta série cinematográfica com maior bilheteria de todos os tempos, atrás dos filmes do ‘Universo Marvel Cinematográfico’, ‘James Bond’ e ‘Harry Potter’.

‘Star Wars’, entretanto, não foi o único grande acerto de George Lucas como cineasta, lembrando que a franquia Indiana Jones também foi idealizada pela Luvas Film.  Criado por George Lucas, dirigido por Steven Spielberg e interpretado por Harrison Ford (que, diga-se de passagem, também atua na saga ‘Star Wars’), Indiana Jones tem uma série de quatro filmes que se transformaram em jogos de video game, computador e programas de televisão.

Tendo o primeiro filme, ‘Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida’, produzido em 1981, o sucesso fez com que as duas primeiras continuações viessem rapidamente, com ‘Indiana Jones e o Tempo da Perdição’ em 1984 e ‘Indiana Jones e a Última Cruzada’ já em 1989. O último, entretanto, veio apenas 19 anos depois, ainda que tenha sido bem sucedido do ponto de vista cinematográfico e financeiro. Ambientado na década de 1950, o filme mostra Jones tendo que trabalhar com seu filho, interpretado por Shia LaBeoulf (‘Transformers’).

Em outubro de 2012, a Disney comprou a produtora de George Lucas e, pouco tempo depois, já anunciou a continuação das duas franquias. Em dezembro de 2015, a nova produtora lança o sétimo episódio de ‘Star Wars’ e, segundo anúncio feito pela presidente na Lucas Film após a compra pela Disney, já existem planos para a produção do quinto filme de Indiana Jones.

Após sete décadas de vida e uma longa e concreta carreira no mundo do cinema, George Lucas não se opôs às continuações, dizendo que sempre acreditou na força de ‘Star Wars’ e ‘Indiana Jones’ para que sobrevivessem sem ele. Enquanto isso, os fãs dos filmes do cineasta e do próprio George Lucas aguardam ansiosamente a estreia dos próximos filmes na nova fase da produtora.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.