“A Grande Rio é do Baralho” é o enredo de uma das escolas cariocas mais tradicionais

  • Por Jovem Pan
  • 12/01/2015 16h56
  • BlueSky
Divulgação No ano passado

Faltam poucos dias para o carnaval e a Jovem Pan já está se preparando para fazer as coberturas desta grande festa. Na última terça-feira (06), o carnavalesco Fábio Ricardo, à frente da escola de samba Grande Rio pelo segundo ano, falou um pouco do enredo da agremiação, uma das mais tradicionais do Rio de Janeiro. 

Com o tema “A Grande Rio é do Baralho”, a escola vem preparando uma série de surpresas para o evento. “Eu não estou falando de jogo de pôquer, uma série de outros tipos de jogos que o baralho tem função. Na verdade eu estou falando do simbolismo das cartas, que na verdade poucos conhecem. Os naipes eles tem uma representação muito grande”, explica Ricardo. De acordo com ele, há anos o baralho é divido entre classes sociais. ” O símbolo de Paus representa o povo, o Espadas representa o poder militar, o Copas representa o clero e o ouro simboliza a burguesia”. 

Segundo o carnavalesco, o baralho permite autoconhecimento, além de distrair a cabeça das pessoas nos momentos de lazer. Mas a escola vai além: o enredo também abordará o baralho dos ciganos, que ajudam na previsão do futuro. “Vamos falar do baralho cigano também, os baralhos mais famosos, criados pela lello marg, vamos passar até por cartas astrológicas, que as pessoas não têm noção”. 

Sem patrocínio, a escola e os presidentes estão trabalhando bastante e usando da criatividade para surpreender à todos e fazer do Carnaval 2015 uma grande festa.  Ouça a reportagem completa no áudio. 

 

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.