Há 100 anos, nascia o ícone Frank Sinatra; relembre sucessos

  • Por Jovem Pan
  • 12/12/2015 12h34
Música: o cantor norte-americano Frank Sinatra em show no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ). (Rio de Janeiro, RJ, 26.01.1980. Foto de Folhapress) (Foto: Folhapress) Folhapress - 26/01/1980 Frank Sinatra em show no estádio do Maracanã

Voz marcante e um carisma inesquecível: a imagem de Frank Sinatra permanece viva na mente de muitas pessoas em todo o mundo.

A música, clássica e elegante como o jeito com que ele se vestia, ainda é trilha sonora para muitas histórias. Neste sábado, 12 de dezembro de 2015, Sinatra completaria 100 anos.

Com sonoplastia de Alexandre Lorenzo, a Jovem Pan rememora a vida e a obra de Frank Sinatra. A reportagem é de Victor La Regina.
_____________________________________________

26 de janeiro de 1980. Com 45 anos de carreira, Frank Sinatra sobe em um palco improvisado em um estádio de futebol. Em um Maracanã com mais de 170 mil pessoas, ele diz nunca ter sentido uma experiência tão fantástica em sua carreira.


Início

Filho de imigrantes italianos, Francis Albert Sinatra sempre manifestou a sua simpatia com o Brasil e a sua paixão por, claro, Nova York.

Tão próximo da cidade que nunca dorme, o jovem Frank, que completaria hoje 100 anos, viu oportunidades aparecerem desde cedo.

Com 20 anos, ainda na cidade natal de Hoboken, em Nova Jersey, o cantor despontava no rádio.

Frank alçou voos mais altos, indo para a banda Tommy Dorsey por um contrato de 125 dólares por semana. O primeiro hit foi Imagination, em 1940.

Sinatramania

Logo, a voz marcante e o carisma do imigrante italiano conquistaram os Estados Unidos.

A Sinatramania dominou o país em meio à Segunda Guerra Mundial. Enquanto outros músicos estavam em greve, Frank partiu para a carreira solo.

Ninguém parava o cantor que foi sensação em tempos difíceis depois da guerra.

Ninguém parava o workaholic Sinatra, que apareceu em dois anos, 1945 a 46, em 160 programas de rádio, 36 gravações e quatro filmes.

Vida pessoal e ativismo

Era sensação na cena musical e entre as mulheres. A vida amorosa era o que conseguia desestabilizar Frank, que inclusive fez uma pausa na carreira quando se divorciou de Nancy Sinatra, a primeira esposa.

Ele não fugia de polêmicas e nem de debates políticos. Defendeu os direitos civis dos negros e fez campanha para John Kennedy, em 1960.

Frank atraía o interesse de várias pessoas. Ele se tornou o estereótipo do imigrante italiano trabalhador.

As ligações com a máfia italiana e com o presidente Kennedy eram insustentáveis. Sinatra foi interrogado pelo FBI diversas vezes e perdeu influência entre os políticos.

O cantor viu novas gerações de músicos de estilos completamente diferentes tomarem conta das paradas de sucesso.

Legado

Francis acumula 14 grammys, um Oscar e um globo de ouro. Sem contar a fama mundial que atingiu.

A sua música se tornou clássica, mas não esquecida. 40 anos após a divulgação, os hits de Sinatra voltaram a tocar em uma turnê mundial.

Para quem acha que Frank parou no tempo, as canções que ecoaram nas décadas de 1940 e 1950 ainda são lembradas.

No Maracanã, no verão de 1980, Sinatra fez do jeito dele e celebrou a sua imortalidade.

Com texto do repórter JP Victor LaRegina

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.