Há exatos 60 anos, morria Frida Kahlo
Uma das maiores pintoras do século 20, a mexicana Frida Kahlo morreu há exatos 60 anos. Nascida em Coyoacan, um distrito próximo à Cidade do México, em 6 de julho de 1907, Frida se tornou uma das personagens mais marcantes da história de seu país.
Leia mais notícias de Cultura no Portal EBC
Frida Kahlo era patriota e entusiasta da cultura mexicana, e tentava traduzir na forma de se vestir e em suas obras as tradições de seu país. Apesar de ser filha de Guillermo Kahlo, que tinha a pintura como hobby, ela não via a atividae como profissão desde cedo. Sua relação com a pintura se estreitou aos 18 anos, quando sofreu um grave acidente: após uma colisão entre um bonde e um trem que ela viajava, o pára-choque de um dos veículos perfurou-lhe as costas, atravessou sua pélvis e saiu pela vagina, causando uma grave hemorragia. Frida ficou meses internada e teve que usar coletes ortopédicos que mais tarde apareceriam em seus quadros.
Para homenagear os 60 anos de morte da mexicana, a cidade de Coyoacán, onde Frida nasceu, realiza desde o início do mês um festival dedicado à sua vida e obra. As celebrações começaram no último dia 6, quando se completaram 107 anos do nascimento da pintora.
O festival chamado Coyoacán se veste de Frida terá, além de atividades grauitas, o lançamento de uma sala de cinema com o nome da pintora que, com capacidade para 200 pessoas, será dedicada à exibição de filmes nacionais.
Com informações da Telam
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.