Império da Tijuca aposta em enredo “Batuk” em 2014
Juninho Pernambucano conquistou público e crítica no carnaval 2013
Império da Tijuca tem Juninho Pernambucano como carnavalescoUma das grandes revelações do carnaval de Três Rios, o carnavalesco da Império da Tijuca, Juninho Pernambucano, abrirá a primeira noite de desfiles do Carnaval Carioca com o enredo “Batuk”. Em 2013, ele conquistou o público, os jurados e a crítica com um desfile impecável que se sagrou vencedor. Para 2014, a promessa é de abrir com chave de ouro o desfile do dia 2 de março, no Rio de Janeiro.
“O enredo engloba todo o ritmos, todos os toques africanos que influenciaram nossa cultura. Tudo o que levou às danças, suingue, ritmo, o som e a vibração que forma o Brasil”, explicou Juninho.
Para desenvolver a história na avenida, Pernambucano explica: “Levamos uma imagem de fácil entendimento.Começamos na África, com um mestre africano de toques da região e trago isto para o Brasil; em um primeiro momento, por meio do Candomblé, a formação de várias religiões afro-brasileiras até chegar a Ubanda”.
A transição continua: “Há uma diferenciação de toques para mostrar o folclore e os ritmos culturais. Abordamos vários deles até o que a gente chama de Samba. Neste momento, faremos uma homenagem ao Império da Tijuca, mostrando o nosso diferencial, que é o toque, o ritmo novo que nos caracteriza”.
A agremiação tradicional é de 1940 e nada mais natural do que receber essa atenção especial, algo que o carnavalesco ressalta: “Faço essa homenagem para resgatar essa memória da escola, para que a comunidade se sinta feliz.“.
Com os mestres Capoeira e Claudinho Cardoso a escola terá Laynara Telles como rainha. Outro destaque da escola é o músico, arranjador, produtor e compositor Rafael Prates que assume o cargo de diretor de Carnaval.
Confira a entrevista completa com Juninho Pernambucano no áudio.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.