Insulza afirma que García Márquez foi um homem “sem medo perante o poder”
Washington, 17 abr (EFE).- O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza, lamentou nesta quinta-feira a morte do escritor colombiano Gabriel García Márquez, um homem, disse, “sem medo perante o poder”.
“A luta política que marcou a região durante tantas décadas também não esteve ausente de sua narrativa, e isso o tornou maior ainda, porque defendeu as causas mais justas, se identificou com nossos desejos democráticos e se mostrou como um homem sem medo perante o poder”, afirmou Insulza após saber da morte nesta quinta-feira do escritor, informou a OEA, com sede em Washington, em comunicado.
Acrescentou que o escritor colombiano “transformou em mágico o real e cativou, com sua prosa magistral e a força de seu espírito, a imaginação de homens e mulheres de diferentes idiomas, raças, credos e ideologias. Deu um estilo imperecível à nova literatura latino-americana e a transformou em universal”.
Insulza enviou suas condolências “à família do escritor, ao povo e governo da Colômbia e a todos aqueles que, na América Latina e no mundo todo, hoje choram sua partida”. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.