Banco Central empresta obras de Tarsila do Amaral e outros artistas ao Masp
O Banco Central e o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp) assinaram um contrato para cessão, por dez anos, em comodato, de 21 obras de arte da coleção da autarquia. Entre as obras, estão pinturas de artistas importantes do modernismo brasileiro, como Ismael Nery e Tarsila do Amaral. As peças já estão no museu paulistano.
“Tarsila será tema de uma das principais exposições do Masp em 2019, ano em que o museu terá sua programação pautada pelo tema Histórias das mulheres, histórias feministas”, informou o BC em nota. “As obras ‘Trabalhadores’ (1938), ‘Porto I’ (1953), ‘Autorretrato com vestido laranja’ (1921) devem fazer parte da mostra. Pelo comodato, o Masp recebe ainda ‘Estudo (Nu)’, feito em 1922 pela pintora. De Ismael Nery, o museu receberá ‘Desejo de amor’ (1932) e ‘Perfil e alma’ (sem data)”, continua a nota.
O BC tem ainda, além das obras cedidas, 533 trabalhos de grandes artistas modernistas brasileiros. O acervo está em exposição na Galeria de Arte do Banco Central, aberta à visitação de terça a sexta-feira, das 10h às 18h, e no sábado, das 14h às 18h, no 8º andar do da sede da autarquia, em Brasília.
*Com Estadão Conteúdo
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.