Poema de Fernando Pessoa é censurado em livro escolar por palavras chulas

  • Por Jovem Pan
  • 14/01/2019 16h58
Marcos Santos/USP Imagens Pessoa escolhe um livro em uma estante Livro escolar português censurou poema de Fernando Pessoa

O escritor Fernando Pessoa teve um poema censurado em um livro escolar de Portugal destinado a estudantes adolescentes – e validado pelo Ministério de Educação -, por uma “preocupação didática” devido ao uso de palavras como “putas” e “masturbação”.

O livro “Encontros”, destinado a alunos do último ano do sistema educativo português, que tem estudantes com pelo menos 17 anos, censura versos do poema “Ode Triunfal”, assinado por Álvaro Campos, heterônimo de Pessoa. O manual elimina três versos de Pessoa e os substitui por linhas tracejadas na edição destinada aos alunos.

A Porto Editora, que publicou o livro, considerou nesta segunda-feira (14), em comunicado, que não existe censura dado que o poema está disponível em sua totalidade na versão do livro destinada aos professores, na qual é indicado ao docente quais são os versos omitidos.

A editora justifica sua decisão por “uma preocupação didático-pedagógica”, para que os professores decidam como abordar o conteúdo dos versos com os seus alunos.

Fernando Pessoa é considerado um dos escritores mais relevantes da língua portuguesa e da literatura mundial e faz parte das aprendizagens “essenciais” marcadas pelo Ministério da Educação para os estudantes lusos.

“Ode triunfal”, publicada em março 1915, é uma composição de 240 versos com um estilo livre e inovador, assinada por Álvaro Campos, alter ego de Pessoa e influenciado pelo futurismo de Marinetti antes de cair no niilismo e chegar a proclamar: “Que náusea da minha vida!”.

*Com EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.