Com mais de 30 anos, festival SXSW é cancelado por medo de coronavírus nos EUA

  • Por Jovem Pan
  • 09/03/2020 09h33
Reprodução/Instagram Festival cancelou evento no Texas após grandes expositores se recusarem a participar

O festival de música, cinema e tecnologia South by Southwest (SXSW), realizado tradicionalmente na cidade de Austin, nos EUA, teve sua edição de 2020 cancelada por conta do novo coronavírus.

A decisão foi anunciada pelo prefeito da cidade, Steve Adler, em conferência de imprensa na sexta-feira (6). “Baseado na recomendação das autoridades de saúde da cidade, propus uma ordem que cancela o SXSW”, disse o político.

Em nota, a organização do evento disse que seguirá a decisão do prefeito. “Estamos explorando opções para remarcá-lo e estamos trabalhando para criar uma experiência online do SXSW para todos os participantes”, afirmou a organização. Ainda não se sabe se os participantes e patrocinadores serão reembolsados – uma credencial para participar da feira pode custar cerca de US$ 1,5 mil.

Por enquanto, ainda não há casos confirmados do novo coronavírus na região, mas o chefe da autoridade de saúde da cidade, o médico Mark Escott, disse que o cancelamento foi uma atitude proativa, considerando a quantidade de pessoas que participam do SXSW – em 2019, o evento levou cerca de 400 mil pessoas à cidade.

A notícia surge três dias após o prefeito da cidade negar que cancelaria o evento por conta da epidemia global, mesmo com as decisões de Apple e Netflix de abandonar o evento.

Com o cancelamento, o SXSW se junta a uma lista de eventos de tecnologia que foram desmarcados por conta do novo coronavírus. Entre eles, estão a feira de telefonia celular Mobile World Congress, realizada em Barcelona, a conferência de desenvolvedores de games GDC e os eventos de Facebook (F8) e Google (I/O) para desenvolvedores – os três últimos seriam realizados na região de São Francisco entre o fim de março e o início de maio.

*Com Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.