Com mais de 30 anos, festival SXSW é cancelado por medo de coronavírus nos EUA
O festival de música, cinema e tecnologia South by Southwest (SXSW), realizado tradicionalmente na cidade de Austin, nos EUA, teve sua edição de 2020 cancelada por conta do novo coronavírus.
A decisão foi anunciada pelo prefeito da cidade, Steve Adler, em conferência de imprensa na sexta-feira (6). “Baseado na recomendação das autoridades de saúde da cidade, propus uma ordem que cancela o SXSW”, disse o político.
Em nota, a organização do evento disse que seguirá a decisão do prefeito. “Estamos explorando opções para remarcá-lo e estamos trabalhando para criar uma experiência online do SXSW para todos os participantes”, afirmou a organização. Ainda não se sabe se os participantes e patrocinadores serão reembolsados – uma credencial para participar da feira pode custar cerca de US$ 1,5 mil.
Por enquanto, ainda não há casos confirmados do novo coronavírus na região, mas o chefe da autoridade de saúde da cidade, o médico Mark Escott, disse que o cancelamento foi uma atitude proativa, considerando a quantidade de pessoas que participam do SXSW – em 2019, o evento levou cerca de 400 mil pessoas à cidade.
A notícia surge três dias após o prefeito da cidade negar que cancelaria o evento por conta da epidemia global, mesmo com as decisões de Apple e Netflix de abandonar o evento.
Com o cancelamento, o SXSW se junta a uma lista de eventos de tecnologia que foram desmarcados por conta do novo coronavírus. Entre eles, estão a feira de telefonia celular Mobile World Congress, realizada em Barcelona, a conferência de desenvolvedores de games GDC e os eventos de Facebook (F8) e Google (I/O) para desenvolvedores – os três últimos seriam realizados na região de São Francisco entre o fim de março e o início de maio.
An Update on SXSW 2020. Please read our full statement here: https://t.co/P56nF8KFmE pic.twitter.com/ouJPKM9GNy
— SXSW (@sxsw) March 6, 2020
*Com Estadão Conteúdo
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.