Ministro da Cultura lamenta cortes na pasta, mas garante recursos aos filmes

  • Por Jovem Pan
  • 22/10/2015 11h17
O ministro da Cultura, Juca Ferreira, durante visita da diretora-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), Irina Bokova, ao Museu do Índio (Fernando Frazão/Agência Brasil) Fernando Frazão/Agência Brasil Ministro da Cultura Juca Ferreira

O ministro da Cultura disse que os cortes de gastos pelo governo federal tem pressionado o setor a reduzir também as despesas.

Juca Ferreira esteve na abertura da nova edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, nesta quarta-feira. Ele afirma que os investimentos na área cinematográfica estão garantidos, por enquanto.

“Nós estamos fazendo um esforço enorme de reduzir ao máximo o impacto dos cortes de verbas do ministério”, disse. Pelo programa “Todas as Telas”, o ministro diz que garantiu “quase o mesmo orçamento” que seria sem o ajuste.

Segundo o ministro da Cultura, podem ocorrer outros cortes na pasta, caso não sejam reduzidos os gastos. No entanto, ele garante um orçamento de cerca de R$ 600 milhões em 2016 para o financiamento de projetos audiovisuais.

Paulista

O prefeito de São Paulo Fernando Haddad também esteve presente no evento, e defendeu a valorização do espaço público para estimular atividades culturais.

Ele cita o exemplo do fechamento da Avenida Paulista, e sugere iniciativas semelhantes por todas as subprefeituras da capital paulista.

“Toda subprefeitura tem que ter uma área de lazer, fazer a garotada curtir São Paulo como era 20, 30 anos atrás, quando você tinha a rua para as pessoas, antes de qualquer outra coisa, antes de pra carro”, disse o Prefeito.

Folhapress

Com informações do repórter JP Danillo Oliveira

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.