Morre aos 66 anos violonista Paco de Lucía, segundo Prefeitura de Algeciras

  • Por Agencia EFE
  • 26/02/2014 06h23

Madri, 26 fev (EFE).- O músico espanhol Paco de Lucía (Algeciras, 1947) morreu nesta quarta-feira aos 66 anos, informaram hoje à Agência Efe fontes da Prefeitura de sua cidade natal.

Segundo o gabinete de imprensa da Prefeitura, a morte do artista foi confirmada por seu sobrinho, Ramón Sánchez, filho de Ramón de Algeciras.

Paco de Lucía, de acordo com informações obtidas pela Efe de outras fontes, teria morrido em Cancún, no México, após sofrer um infarto enquanto brincava com seus filhos na praia.

O artista foi ganhador do Prêmio Príncipe de Astúrias das Artes e era o símbolo, junto com Camarón de la Isla, da renovação e difusão mundial do flamenco.

Francisco Sánchez Gómez, de nome artístico Paco de Lucía, tinha injetado ao flamenco, ao longo de sua carreira, ritmos como o jazz, a bossa nova e, inclusive, a música clássica.

Discípulo de Niño Ricardo e de Sabicas, e respeitado por músicos de jazz, rock e blues por seu estilo próprio, alcançou, entre muitos outros reconhecimentos, um Grammy para o melhor álbum de flamenco em 2004; o Prêmio Nacional de Guitarra de Arte Flamenco; a Medalha de Ouro ao Mérito das Belas Artes em 1992; o Prêmio Pastora Pavón La Niña de los Peines de 2002; e o Prêmio Honorário da Música de 2002. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.