Beyoncé usa aspas de rapper assassinado impunemente em “Formation”

  • Por Jovem Pan
  • 12/02/2016 18h28
Reprodução

Em seu mais recente lançamento, o single “Formation”, Beyoncé causou ao esquentar as discussões sobre racismo e violência policial contra negros nos Estados Unidos, chegando até a sofrer ameaças de boicote no país. Pelo que parece, nada foi colocado na letra da música ao mero acaso, desde as primeiras palavras.

Logo no começo, a cantora usou um sample que diz “What happened at the New Orleans? Bitch, I’m back by popular demand” (“O que aconteceu em Nova Orleans? Estou de volta por demanda popular”, em português), um possível trocadilho som seu primeiro lançamento em meses. Só que é muito mais do que isso.

Acontece que essa declaração foi retirada do vídeo do rapper negro e gay Messy Mya, assassinado misteriosamente em 2010. Ele foi baleado ao voltar de um chá de bebê e o homem responsável pela sua morte foi solto um ano e meio depois. Assim, Beyoncé utilizou o trecho para chegar atenção da mídia para a negligência e impunidade em relação à violência contra negros. Vale destacar que a história não-oficial é que ele foi morto por violência policial.

Dentro dos simbolismos, o próprio local onde o clipe foi gravado tem forte significado. Nova Orleans é uma cidade conhecida pelo racismo e violência que a comunidade negra sofre nas mãos da polícia. Tanto que, no fim, uma criança pede “parem de atirar em nós”.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.