Donald Glover lança clipe pesado que expõe o racismo "assassino" nos EUA; assista

  • Por Jovem Pan
  • 06/05/2018 16h28
Reprodução

Ter uma carreira de ator aliada à de cantor é uma grande vantagem para Donald Glover – ou Childish Gambino, nome de sua “persona” musical. Isso provavelmente o ajuda, por exemplo, na hora de criar videoclipes poderosos como o recém-lançado This is America, seu primeiro trabalho na área desde Awaken, My Love de 2016.

O vídeo começa aparentemente inofensivo com o artista dançando sem camisa e fazendo algumas caretas divertidas. Mas o clima dura pouco. Nos primeiros segundos, ele saca uma arma e atira na cabeça de um homem negro que está algemado. E é essa alternância entre leveza e tensão que marca o resto do clipe. Em outra cena, um coral de jovens canta de maneira entusismada e de repente é atacado com disparos de metralhadora. Além disso, durante toda a canção, policiais aparecem perseguindo pessoas no plano de fundo. Tudo isso com a repetição do refrão que dá nome à faixa, “This is America” (“Isso é a América”, em tradução literal).

Uma curiosidade: em uma das últimas cenas, a cantora SZA faz uma rápida aparição sentada em um carro e olhando para a câmera. 

Em apenas um dia,  o videoclipe entrou para a lista dos mais visualizados no YouTube com mais de 5 milhões de views.  Confira aqui: