Gravadora diz que fãs de Prince violam direitos autorais ao cantar “Purple Rain” em vídeo
A Universal Music, antiga gravadora de Prince e responsável pelos direitos de todo o catálogo do músico, solicitou a retirada de um vídeo do Twitter na qual fãs cantam “Purple Rain” horas depois da morte do artista. O motivo: o selo identificou o momento como uma violação de direitos autorais.
O vídeo foi compartilhado por Aaron Lavinsky, repórter do Star Tribune. A publicação foi removida do Twitter e o jornalista repercutiu a situação na rede social.
“Isso é muito perturbador: a Universal argumentou que o meu vídeo de fãs de Prince cantando ‘Purple Rain’ na noite de sua morte violava o DMCA. O meu vídeo claramente fazia uso justo da música, e a Universal e o Twitter estã errados aqui”.
O DMCA é o Digital Millennium Copyright Act, legislação de 1988 que estabelece regras para a reclamação de direitos autorais na internet. Lavinsky diz que o uso da música era “justo” em relação às exceções da legislação que envolve registros factuais.
This is very disturbing: Universal Music filed a DCMA takedown on a video I shot of thousands of Prince fans singing Purple Rain the night of his death. This was clearly fair use and UMPG and Twitter are in the wrong. https://t.co/FOSlPdCqV7
— Aaron Lavinsky (@ADLavinsky) July 25, 2018
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.