Há 71 anos nascia Freddie Mercury: legado do cantor ainda é referência na música

  • Por Jovem Pan
  • 05/09/2017 11h32
Reprodução/ Facebook<p>O ex-vocalista do Queen foi um dos cantores de rock mais performáticos de todos os tempos</p>

Há exatos 71 anos neste dia 05 de setembro, o mundo ganhava uma daz vozes mais marcantes da música: Freddie Mercury. Vocalista do Queen, o cantor, que morreu aos 46 anos em 1991, tem um legado de sucessos e canções atemporais. 

Freddie compôs muitos sucessos da banda britânica, como “Somebody to Love”, “Love of My Life”, “We Are the Champions” e “Bohemian Rhapsody”, eleita a melhor música pop de todos os tempos pelo instituto de pesquisas OnePoll, e a canção favorita do Reino Unido nos últimos 60 anos, em levantamento feito pela Official Charts Company.

Seu legado na música pop é notável. Dono de uma presença de palco marcante, envolvia o público nos shows com seus improvisos vocais. Foi eleito pela Rolling Stone inglesa o 18º melhor cantor da história, além disso, é frequentemente lembrado como maior vocalista do rock.

De roqueiros a cantoras pop, confira alguns artistas que já se declararam fãs da voz e do carisma do ex-vocalista do Queen:

Lady Gaga

Gaga escolheu seu nome artístico em homenagem a uma canção do Queen. “Eu adorava Freddie Mercury e o Queen teve um hit chamado ‘Radio Gaga’. É por isso que eu adoro o nome. Freddie era único – uma das maiores personalidades em todo o mundo da música pop. Ele não era apenas um cantor, mas também um performer fantástico, um homem de teatro e alguém que constantemente se transformava. Em suma, um gênio “, disse, sobre seu ídolo.

Lady Gaga já dividiu o palco com o Queen e seu novo vocalista, Adam Lambert:

Katy Perry

Segundo a cantora, Freddie é a sua maior inspiração como mulher e artista. “A canção Killer Queen me fez descobrir a música e ajudou a me tornar independente quando eu tinha 15 anos”, revelou à edição britânica da revista Cosmopolitan.”A forma como Freddie Mercury apresenta suas letras me fez sentir como uma mulher confiante”, acrescentou.

Veja Katy cantando “Don’t Stop Me Now”, do Queen:

Foo Fighters

Em um show na Inglaterra, em setembro, o Foo Fighters chamou ao palco o baterista do Queen, Roger Taylor, e John Paul Jones, baixista do Led Zeppelin, para tocarem “Under Pressure” juntos. “Eu considero o Freddie Mercury o maior frontman de todos os tempos”, disse Dave Grohl.

A homenagem foi registrada:

Muse

Assim como Freddie Mercury, o vocalista Matthew Bellamy possui uma grande extensão vocal. Em sua maneira de cantar, é perceptível e influência do ex-líder do Queen. Para Matt, “Queen é definitivamente a melhor banda do mundo”.

George Michael

No tributo a Freddie Mercury, realizado em 1992, no estádio de Wembley, a performance de George Michael foi memorável. Repare a semelhança no timbre dos dois cantores enquanto George canta “Somebody To Love”, do Queen:

Beyoncé

Outra grande cantora pop que interpretou um clássico do Queen foi Beoyncé, em 2011, durante show na França.

Pato Fu

Por aqui, também temos artistas que se inspiram na obra de Freddie e do Queen. O Pato Fu misturou teatro de bonecos e música na releitura de “Bohemian Rhapsody”, dá uma olhada:

Vale mencionar – o pseudônimo adotado pela cantora Daniela Mercury também é uma homenagem ao eterno Freddie Mercury.