Nielsen contesta nº de vendas de “ANTI” no “Tidal”, segundo o “New York Times”
Lançado com exclusividade no Tidal na última sexta-feira (29), o álbum de Rihanna foi um sucesso absoluto de vendas segundo os números divulgados pela plataforma de streaming. Em pouco mais de 24 horas, o disco teve um milhão de downloads gratuitos mais 484.833 que foram pagos. A Nielsen, entretanto, empresa que fornece os dados da “Billboard”, contesta a informação e acredita que foram muito menos downloads.
De acordo com informações publicadas pelo “New York Times”, os 484 mil downloads pagos não são um número verídico. Para a Nielsen, menos de mil cópias vendidas de verdade nos Estados Unidos nesse período. Em vez de 484.833, o número real seria 460.
O lançamento do disco “ANTI”, promovido em parceria pela Rihanna, a Roc Nation, o Tidal e a Samsung, teve um milhão de cópias disponibilizadas de forma gratuita pela empresa multinacional, que investiu US$ 25 milhões. E a briga já começou aí, pois a Associação Americana da Indústria Fonográfica (RIAA) reconheceu o “ANTI” com certificado de platina, mas a “Billboard”, não.
A publicação considerou que o certificado de platina (equivalente a um milhão de cópias vendidas) foi fruto do investimento da Samsung, que comprou os discos para que a distribuição fosse gratuita.
Para a Nielsen, Rihanna se saiu bem nos streamings do disco, não nas vendas. Em pouco mais de 24 horas, a cantora conseguiu 4,2 milhões de streamings do álbum nos Estados Unidos. Lembrando que os downloads ilegais de quando “ANTI” vazou pouco antes do lançamento não contam para os dados.
O álbum físico será lançado apenas no próximo dia 5 (sexta-feira).
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