Pela igualdade de gêneros, MTV muda o nome do famoso troféu do VMA em 2017

  • Por Jovem Pan
  • 31/07/2017 10h31
Reprodução

Já é tradição. Ano a ano, os vencedores das diferentes categorias do Video Music Awards, maior premiação musical promovida pela MTV norte-americana, levam para casa uma estatueta de um astronauta conhecida como Moonman (em tradução literal, “homem da lua”). Mas isso foi até 2016. Na edição deste ano, o troféu terá a mesma aparência, porém outro nome: Moonperson (“pessoa da lua”). A mudança foi explicada ao The New York Times pelo presidente da emissora.

“Por que deveria ser um homem? Pode ser um homem, pode ser uma mulher, pode ser um transgênero, pode ser um não-binário”, declarou Chris McCarthy. Além disso, foram excluídas as divisões entre masculino e feminino nas categorias. Ou seja, não haverá mais “melhor cantor” e “melhor cantora”, apenas “melhor artista”.

Vale lembrar que a edição deste ano do MTV Movie Awards, realizada no último mês de maio, foi a primeira em que não houve separação por gênero. Na ocasião, Emma Watson, por exemplo, concorreu com Hugh Jackman ao levar para casa o troféu de melhor performance em filme por A Bela e a Fera.

“A atitude da MTV em criar uma premiação que não se baseia na questão de gênero significará algo diferente para cada um. Para mim, isso indica como a atuação é muito mais sobre se colocar no lugar de outra pessoa. E, para isso, não é necessário separar homens e mulheres em duas categorias diferentes”, disse ela, já conhecida por suas militâncias, ao receber o prêmio.

Os indicados ao VMA foram divulgados na última semana. Concorrendo em oito categorias, o rapper Kendrick Lamar é o campeão de indicações. A cerimônia acontece no dia 27 de agosto.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.