Por lançamento gratuito, Billboard não reconhece platina do álbum “ANTI” de Rihanna

  • Por Jovem Pan
  • 30/01/2016 20h42
Reprodução/Instagram <p>Este é o oitavo trabalho na carreira da cantora, com trabalho gráfico assinado por Roy Nachum</p>

Depois de longos três anos, Rihanna finalmente lançou o seu “ANTI”, gratuitamente no Tidal, e desde então o oitavo disco em estúdio da cantora vem gerando muito debate na mídia especializada.

Na última sexta-feira (29) ela lançou uma versão deluxe no iTunes, com três faixas adicionais, e chegou a ganhar um certificado de platina, por vender mais de um milhão de cópias.

O problema é que um dos sites mais badalados no mundo da música, a “Billboard”, simplesmente não reconheceu o selo da Associação Americana de Indústria Fonográfica (RIAA), porque para montar suas paradas se utiliza dos números da Nielsen Music, que não contabiliza os downloads gratuitos.

“Houve conversas com a Billboard no início, quando essa campanha e a parceria [com a Samsung] começou, mas acabou que tudo se voltou para entregar a música diretamente aos fãs. Todos amaríamos que isso contasse, mas estamos focados que aqui que ele é nº1”, minimizou Gracie Kim, diretora de marketing do Tidal.

Com o patrocínio de US$ 25 milhões, antes mesmo do CD ficar pronto, a marca de tecnologia resolveu comprar este primeiro milhão de cópias digitais, para que ele pudesse ser disponibilizado sem custos aos fãs.

A executiva garantiu ainda que o mercado está passando por mudanças e terá que se adaptar futuramente a este novo escopo de negócios. “Esse é um novo modelo. O novo modelo quer saber quantos fãs estão tendo acesso à música. Em breve, todos terão que vir por esse caminho. Nós acreditamos que esse é só o começo de como vendemos álbuns, como distribuímos para os fãs, como os fãs consomem a música. É apenas uma maneira diferente de pensar”, completou.

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