Veja o Top 10 com as principais performances da história do Video Music Awards

  • Por Jovem Pan
  • 21/08/2014 18h13
Divulgação

A maior premiação da música pop americana, o MTV Video Music Awards, acontece neste domingo (24), nos Estados Unidos, e será transmitido pela MTV Brasil a partir das 21h. Enquanto domingo não chega, preparamos um especial com as dez melhores performances da premiação para relembrar os fãs que alguns artistas fizeram história em suas participações. Desde as apresentações de abertura de Britney Spears e Justin Timberlake, passando pelas polêmicas mais recentes como o “twerk” de Miley Cyrus, até as mais antigas de Madonna e Michael Jackson. Confira abaixo.

10. Jon Bon Jovi e Richie Samborra (1989) – “Wanted Dead Or Alive”

Quando Bon Jovi e Richie Samborra subiram ao palco para cantar alguns hits de Bon Jovi, eles provavelmente não tinham ideia que a performance seria uma das mais lembradas da premiação. Em uma apresentação simples, intimista e emocionante, eles conversaram com a plateia ao longo da plateia.

9. Robin Thicke e Miley Cyrus (2013) – “We Can’t Stop”, “Blurred Lines” e “Give It 2 U”

Miley Cyrus começou a apresentação cantando “We Can’t Stop” e depois participou das músicas “Blurred Lines” e “Give It 2 U” com Robin Thicke. A performance gerou tamanha polêmica que o Conselho dos Pais dos Estados Unidos enviou uma carta à MTV pedindo que a emissora não exiba um show “inapropriado” neste ano. Tudo porque Miley participou de vários momentos “subversivos”, repletos de gestos e insinuações de obscenidade.

8. Madonna (1984) – “Like a Virgin”

A Rainha do Pop chocou os fãs da música pop quando apresentou “Like a Virgin” com um vestido de casamento e com um cinto escrito “boy toy”. Ela rolou no chão e flexionou as pernas em várias posições. Pode não parecer, mas eram imagens fortes para os padrões da época.

7. Beyoncé (2011) – “Love On Top”

Apresentada depois do tributo à Britney Spears, Beyoncé entrou no palco do VMA para cantar “Love On Top” com todas as suas forças – e cordas vocais. Forças sim, porque a cantora repetiu o refrão da música várias vezes no final e aumentou o volume de sua voz em cada um deles. Ao final, Queen B desabotoou os botões de sua jaqueta e exibiu o barrigão de grávida.

6. Chris Brown e Rihanna (2007) – “Wall to Wall”, “Kiss Kiss” e “Umbrella”

Antes da polêmica envolvendo a agressão física de Chris Brown em Rihanna, os dois formavam um dos casais mais populares do cenário internacional. E em 2007 eles mostraram isso ao vivo: o rapper subiu ao palco e exibiu seus passos de dança afiadíssimos em um medley de “Wall to Wall” e “Kiss Kiss”, além de mostrar alguns passos de “Billie Jean”, de Michael Jackson. Rihanna intercalou estes momentos para cantar um trecho de “Umbrella”, uma das músicas mais grudentas de 2007.

5. Eminem (2000) – “The Real Slim Shady” e ”The Way I Am”

Eminem é outro que já se sente familiar no palcos do VMA. Em 2000, o rapper ofereceu uma performance estelar e fez um medley de “The Real Slim Shady”, saído de seu álbum The Marshall Mathers LP, e “The Way I Am”.

4. Justin Timberlake (2013) – Medley dos sucessos da carreira

Em 2013, Justin Timberlake estava escalado para receber o prêmio especial “Michael Jackson Video Vanguard Award” por sua incrível videografia. Antes de receber o prêmio, o popstar fez uma grande apresentação com os maiores sucessos de sua carreira. De brinde, Justin ainda teve a companhia de seus amigos do ‘N Sync, boy band que o apresentou ao mundo.

3. Britney Spears (2001) – “I’m A Slave 4 U”

Britney Spears, com apenas 19 anos, deu uma apimentada nas apresentações do VMA quando apareceu enjaulada perto de um tigre branco e vestida apenas com um short minúsculo azul e um top verde para performar “I’m A Slave 4 U”, faixa extraída do álbum “Britney” lançada em primeira mão no VMA. Além da clássica e afinada coreografia, uma das imagens mais lembradas continua sendo a performer desfilando com uma jiboia em torno do pescoço – para o terror do PETA.

2. Michael Jackson (1995) – Medley de singles

Em 1995, Michael Jackson abriu o VMA performando um medley de seus hits, como ‘Billie Jean”, “Beat It”, “Don’t Stop Till You Get Enough” e “Black Or White”. Durante “Black Or White”, o guitarrista Slash, do Guns N’ Roses, surpreendeu a plateia quando subiu ao palco para tocar a canção com o Rei do Pop.

1. Madonna, Britney Spears, Christina Aguilera e Missy Elliot (2003) – “Like a Virgin/Hollywood”

No início de um novo milênio, Madonna não subiria no palco do VMA para fazer pouca coisa. Britney Spears e Christina Aguilera começaram a performance cantando um trecho de “Like a Virgin”, reproduzindo a performance da Madonna na mesma premiação em 1984. Britney e Christina surgem em cima de um bolo de casamento vestidas de noivas sexy. Em seguida, Madonna entra vestida de noivo e celebra o casamento poligâmico, selando até com um beijo lésbico nas duas. O mundo pop foi remodelado depois desta performance e muito se foi discutido sobre os nomes encarregados de levar o estilo musical adiante. No vídeo, Madonna colocou sua cartola na cabeça de Britney, fazendo com que os entendedores de música pop associassem o fato com a Rainha do Pop transferindo a coroa – e suas missões – para a Princesa do Pop.