Paulo Markun lança livro sobre a ditadura e afirma: “ o Brasil olha pouco para trás”
Nesta quinta-feira (23), o prestigiado jornalista Paulo Markun lança seu livro Brado Retumbante, que trata do período do Golpe de 1964 até as Diretas já, de 1984. Dividido em dois volumes – Na Lei ou Na Marra e Farol Alto Sobre as Diretas –, ele traça panorama sobre o período histórico brasileiro.
Em entrevista à Jovem Pan, Markun falou sobre o processo que permitiu que ele escrevesse a obra. “Os últimos quatro anos foram dedicados a esse projeto, com uma equipe de 14 pesquisadores. Foi um trabalho árduo para construir um painel da história contemporânea do Brasil feito para quem não conhece do assunto”, explicou.
“Acho que o Brasil olha pouco para trás, lançar o livro na véspera de uma eleição tão disputada quanto essa é bastante simbólico”, completou. Ainda sobre a ida às urnas da população, Paulo disse: “estamos vivendo uma experiência única de sequência de governos democráticos eleitos pelo povo. Eu, como cidadão, me sinto insatisfeito com a participação da sociedade nestas eleições”.
Entretanto, o escritor fez ressalvas: “tenho que reconhecer que a essência da democracia está assegurada. O voto do mais rico do Brasil tem o mesmo valor do mais pobre. Nunca tantas pessoas puderam votar. Esse é o avanço que aconteceu”.
Markun ainda fez um convite para o site do livro, que contém todo o material de pesquisa e trechos das entrevistas realizadas, como “uma espécie de aperitivo”.
Ouça a entrevista completa no áudio.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.