Psiquiatra, escritor e educador Içami Tiba morre em São Paulo
O psiquiatra e autor de diversos best-sellers na área da Educação, Içami Tiba morreu na tarde deste domingo (2º), em São Paulo. O educador, que tinha 74 anos, estava internado no hospital Sírio Libanês e a causa da morte não foi divulgada.
Içami Tiba, médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e especializado em psicodrama, tinha diversas atividades além da medicina. Nascido em Tapiraí, interior paulista, o médico atuava também como palestrante, sobretudo na área de educação para crianças e adolescentes.
Como escritor profissional tinha mais de 40 livros escritos. Entre eles, o “Quem Ama, Educa!”. No mercado editorial, o médico de origem japonesa vendeu mais de quatro milhões de exemplares.
O profissional deixa a esposa Maria Natércia, os filhos Natércia, André e Luciana Tiba, além dos netos Kaká e Dudu.
A assessoria de imprensa da Integrare Editora, fundada por Tiba, informou que o enterro será realizado às 16h no cemitério do Morumbi, em São Paulo, nesta segunda-feira (3).
Içami Tiba na Jovem Pan
Especialista em Educação, Tiba foi entrevistado em diversas oportunidades pela Jovem Pan. Em 2011, defendeu que os pais invistam mais tempo e empenho para criarem bons cidadãos. “Falta aos pais o conhecimento de que educação é um projeto. Muitos pais e poucos são educadores. A educação é um projeto de formar um cidadão ético”. Relembre:
Em 2012, Tiba falou sobre a sexualização precoce das crianças e roupas inadequadas para os infantes. “As coisas estão muito precoces. As crianças estão se achando na condição de que podem namorar e os pais estimulam isso. Estão atropelando etapas e adultizando as crianças”, avaliou. Escute novamente a avaliação do especialista:
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.