Qual o segredo do sucesso da Netflix no Brasil?

  • Por Amanda Garcia/Jovem Pan
  • 08/12/2015 14h23

Produções Netflix já conquistaram o gosto do brasileiro

Divulgação Produções Netflix

A Netflix já mudou o jeito com que o brasileiro assiste televisão. Mas qual será o segredo do serviço de streaming que vem conquistando cada vez mais espaço na vida dos fanáticos por séries, filmes e documentários? A Jovem Pan conversou com Amanda Vidigal, gerente de relações públicas da empresa no Brasil, para desvendar o mistério.

Não há números específicos divulgados sobre a atuação da Netflix no país, mas é fato que a companhia olha com carinho para cá. Prova disso é que o Brasil foi o primeiro da América do Sul a ser escolhido, em 2011, para ter o serviço.

Amanda reforça que, aqui, a televisão faz parte da vida desde sempre. Algo que contribui para a popularidade da empresa. Ela explica, no entanto, que não há um motivo exato para o sucesso, mas, sim, uma combinação de fatores.

Alta qualidade

Uma das características principais da Netflix é a alta qualidade. Com o impacto de suas produções originais no mercado – desde séries e, agora, filmes –, a gerente de RP entende que “grandes marcas que já fazem cinema há muito tempo estão entendendo que a televisão é algo importante”.

Ela usa o primeiro longa original, “Beasts of No Nation” como exemplo: “foi aclamado pela crítica internacional”.

Diversidade de conteúdo

No melhor estilo “para todos os gostos”, a Netflix aposta em ampla variedade de conteúdo. “Tem tudo para todo mundo. Se você gosta de ficção científica, documentário, de ação…”, analisa.

Interação com o público

Um grande trunfo do serviço de streaming é a atuação forte – e sempre bem-humorada – nas redes sociais. Sempre de olho no que acontece no mundo para “casar” com alguma situação que se passa no universo Netflix, as associações fazem sucesso entre os seguidores.

A resposta aos clientes que enfrentam problemas também é feita com a mesma qualidade. Esse cuidado, segundo Amanda, é calculado. “Vemos tudo o que postam”, afirma.

Conhecimento do Brasil

Com tempo maior de país, a Netflix foi conhecendo melhor o público brasileiro. Agora, chegou a hora de produzir a primeira série nacional. 3% foi a escolhida, em mais uma prova de que a voz das pessoas é ouvida.

Amanda Vidigal explica que a escolha não foi ao acaso. A trama, na verdade, já possuía um piloto no YouTube, de 2001. “As pessoas começaram a fazer um grande movimento nas mídias sociais pra alguém abraçar esse projeto”, explicou.

Sem dormir no ponto, a Netflix se prontificou: “se os fãs brasileiros querem isso, vamos lá fazer”. A série tem previsão de estreia para o primeiro semestre de 2016.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.